Notícias
15/12/2015
Implementação de objetivos da COP21 só é possível com a participação dos Municípios; ressalta a CNM
O acordo firmado entre os 195 países que participaram da Conferência do Clima em Paris (COP 21) é histórico e representa um avanço para o planeta. As nações firmaram o compromisso de executar ações no combate aos efeitos das mudanças climáticas e redução das emissões de gases de efeito estufa no planeta. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que o grande desafio do País será a implementação e entende que a conversão do compromisso político em iniciativa só será possível com a participação e dedicação dos Municípios.
Responsáveis por 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 2015, os Municípios são os principais entes impulsionadores do crescimento econômico e desempenham um papel crucial para a prosperidade global. Entretanto, a visão costumeira é de que os governos nacionais são os únicos que podem resolver os problemas ambientais globais e as cidades são deixadas de fora das negociações.
Historicamente, as discussões sobre políticas climáticas retratavam as cidades como a fonte dos problemas e de principais áreas poluidoras e de consumo de recursos. O discurso mudou durante a realização da COP 21. Na oportunidade, representantes de diversas nações reconheceram que as cidades podem resolver os problemas globais com as mudanças climáticas.
A CNM ressalta que as lideranças municipais mostram que estão cada vez mais aptas a essa tarefa com o comprometimento em implementar soluções inovadoras. Essas iniciativas não apenas ajudam a amenizar as mudanças climáticas, mas também fazem das cidades lugares melhores para investir, trabalhar e viver. Nesse sentido, a entidade entende que os Municípios são essenciais para a concretização dos compromissos firmados na COP21.
Firmado no dia 12 de dezembro, o inédito Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas tem como um dos principais objetivos a estabilização da temperatura da Terra bem abaixo de 2ºC e concentrar esforços para que ela fique limitada a 1,5º C.