Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / III Congresso Latino-Americano começa na próxima quarta-feira

Notícias

19/07/2007

Compartilhe esta notícia:

III Congresso Latino-Americano começa na próxima quarta-feira

Raquel Montalvão
Agência CNM

 

A cerimônia de abertura do III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais será realizada na próxima quarta-feira, 25 de julho, às 14h, em Florianópolis (SC). A uma semana do inicio do evento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), organizadoras do congresso, preparam-se para receber cerca de três mil participantes.

 

O vice-presidente da República, José Alencar, e o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, confirmaram suas participações na abertura do III Congresso. A cerimônia de encerramento, organizada pelo México, terá a presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy.

 

Prefeitos, gestores municipais, governantes e representantes de empresas públicas e privadas são esperados no local a partir das 9h, onde ocorrerão dois eventos paralelos, promovidos pela organização mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Os temas são: Comitê de Inclusão Social e Democracia Participativa e Comitê da Sociedade de Informação.

 

Continente

O tema desta edição é “Experiênciamérica, a inclusão social e a cooperação: uma mostra de soluções locais”. O congresso será o ponto de encontro de centenas municípios do continente, que chegam ao Brasil para intercambiar experiências locais e conhecer novas tendências na gestão municipal.

 

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, acredita que o congresso representa uma oportunidade para líderes locais trocarem experiências com outras autoridades da América Latina. “Este importante encontro trará grandes benefícios para os interesses dos governos locais porque, além de gerar integração e cooperação entre os paises da América Latina, promove o apoio a leis de interesse comum”, afirma.

 

Institucional
A CNM é a representante brasileira no Bureau Executivo da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), com outros 111 integrantes de diversos países, e do Conselho Mundial, do qual participam 318 representantes de governos locais. Entre os dez comitês temáticos presentes na organização, a CNM é vice-presidente do Comitê da Sociedade de Informação, assumida em outubro do ano passado em Marrocos.

 

Os atuais presidentes da CGLU são os prefeitos de Paris (França), de Quito (Equador) e o Conselheiro de Pretória (África do Sul). A CGLU é uma rede internacional que se encontra em sete regiões do mundo: África, Ásia Pacífico, Euro-Ásia, Europa, Oriente Médio e Oeste Asiático, América Latina e América do Norte.

 

Acompanhe o especial sobre o III Congresso


Notícias relacionadas