Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Governos locais selam parceria histórica com União Europeia

Notícias

30/01/2015

Compartilhe esta notícia:

Governos locais selam parceria histórica com União Europeia

Divulgação CGLUAs principais associações globais de governos locais firmaram aliança nunca antes vista com a Comissão Europeia. Dentre elas, a rede mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), da qual a Confederação Nacional de Municípios (CNM) é membro e Paulo Ziulkoski ocupa o cargo de vice-presidência. Denominada Acordo Político de Aliança Estratégica, a solenidade ocorreu no último dia 28 de janeiro. Essa aliança é um marco para a participação das cidades e governos locais nas políticas de desenvolvimento.

O acordo foi consolidado por meio de um encontro entre o comissário da União Europeia para cooperação internacional e desenvolvimento, Neven Mimica, e representantes de cinco associações de governos locais. Dentre eles, esteve o presidente da CGLU, Kadir Topbas. A proposta é que cada uma das organizações melhorem suas atividades e busquem conjuntamente fomentar capacidades e meios de colaboração.

Para o presidente da CGLU, a aliança é importante para fortalecer a rede em sua capacidade de se transformar e atender às constantes mudanças da sociedade. “Esse será o maior desafio, e todos nós devemos desempenhar um papel frente a esse desafio. Estamos convencidos de que vamos ser capazes de construir redes políticas mais fortes e resilientes, mais inclusivas e com um alcance ainda maior”, afirmou.

Na ocasião, o representante da comissão da União Europeia reconheceu que as autoridades locais representam peça-chave para atingir objetivos reais de desenvolvimento. Para Neven Mimica, a nova aliança fortalece estrutura, capacidade e influências desses líderes nas práticas dos governos nacionais. “Nosso novo compromisso oferece um grande potencial para fortalecer os níveis de governo mais próximos aos cidadãos. Vou colaborar na criação de processos de baixo para cima, para ressaltar o papel que desempenham os governos locais na definição e aplicação de políticas nacionais e regionais”, explicou o presidente.

Relevância

Confederação Nacional de Municípios (CNM), que já possui projetos no Brasil em parceria com a União Europeia, ressalta a importância do novo acordo. Com a aliança, a União Europeia sinaliza o reconhecimento da importância do associativismo municipal no desenvolvimento e cooperação a nível internacional.

Além disso, o momento atual de discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é decisivo. A nova parceria estratégica da CGLU com a União Europeia representa um reforço adicional e de alcance maior para que a Agenda pós-2015 e a Habitat III contem com a participação ativa das cidades.

Saiba mais aqui

 

 

 


Notícias relacionadas