Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Governo agora quer incentivar mudanças no trânsito e reduzir números de vitimas fatais

Notícias

01/10/2012

Compartilhe esta notícia:

Governo agora quer incentivar mudanças no trânsito e reduzir números de vitimas fatais

Renato Araújo /ABrIncentivar os brasileiros a mudar o comportamento no trânsito é o objetivo da campanha Pela Consciência no Trânsito. Ela foi lançada pelo governo, no final do mês de setembro, com objetivo de reduzir o número de acidentes nas estradas e também dentro dos Municípios.

Os elevados registros de acidentes e mortes no trânsito já constituem quadro de epidemia no país. Situação que tem sido mostrada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde 2010.  No estudo Mapeamento das mortes por acidentes de trânsito no Brasil, a entidade alertou que o problema não estava mais concentrado nos grandes centros urbanos, e já afetava todo o território brasileiro.

A entidade tem participado de debates sobre o tema, e também acompanhado as deliberações. Tanto que enviou ofício ao governo federal com pedido de urgência para a aprovação do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a década 2011-2020. O plano, elaborado pelo Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito em 2012, ainda está parado na Casa Civil aguardando aprovação.

Reduzir números
Só em 2010, foram registradas 42.844 mortes nas estradas e ruas do país, segundo dados do Ministério das Cidades. Agora, após observar a necessidade de baixar os números de vítimas fatais, o governo lançou campanha de conscientização permanente, com o tema Não exceda a Velocidade. Preserve a Vida

O assunto também foi tema de encontro da presidente da República, Dilma Rousseff, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. A organização lançou a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito para tentar reduzir os números de mortes o em todos os países até 2020.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Leia também:
Estudo com mapeamento de mortes no trânsito recebe destaque na TV
Estudo da CNM: deputado alerta Congresso sobre mortes no trânsito


Notícias relacionadas