Notícias
06/03/2009
Gestores municipais participarão do Fórum dos Países de Língua Portuguesa
CNM
Mais de 100 pessoas confirmaram a participação no evento que irá institucionalizar o Fórum de Autoridades Locais dos Países de Língua Portuguesa (FALPLP). O encontro acontecerá nos dias 26 e 27 de março, em Lisboa – Portugal, e representa um momento histórico do Fórum, além de ser uma oportunidade para a interação entre os gestores municipais brasileiros e demais autoridades locais de outros países, em especial, das cidades-irmãs.
Na ocasião, serão definidas as diretrizes e a estrutura do FALPLP. Entre as possibilidades, tem-se a cooperação por meio do intercâmbio técnico, mobilização de recursos para projetos de desenvolvimento local, acordos comerciais e de promoção do turismo. Estes avanços acontecem porque o cenário é favorável à formação de parcerias internacionais.
Como as cidades-irmãs terão maior visibilidade no evento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção dos municípios com relações de irmanamento com cidades de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste ou Cabo Verde sobre a importância da participação no encontro.
Cidades-Irmãs
A CNM destaca que possuir um laço de irmanamento com outro município em outro país significa a instituição de alianças culturais, econômicas e políticas. Como resultado destes acordos internacionais, a troca de conhecimentos acerca das políticas públicas se torna mais fácil com as afinidades adquiridas entre as cidades-irmãs.
O irmanamento é um processo antigo que visa à solidariedade internacional entre dois governos locais. No Brasil, são inúmeros os casos de municípios irmanados: Santos e Nagasaki (Japão), Rio de Janeiro e Atlanta (EUA), Porto Alegre e Rosário (Argentina) ou Recife e Nantes (França).
Participação da CNM
A Confederação é responsável pela coordenação da delegação que irá a Lisboa para prestigiar o encontro do FALPLP. Representantes de associações regionais e microrregionais e do Ministério das Relações Exteriores também fazem parte da delegação.
A CNM pretende, com o apoio oferecido neste evento, incentivar a participação dos gestores municipais em encontros internacionais tão importantes quanto este. E, assim, conseguir um espaço definitivo dos municípios do Brasil no cenário internacional.
Qualquer município brasileiro pode enviar um representante. Para mais informações sobre como participar, a CNM está à disposição por meio do telefone (61) 2101 6009 e do e-mail cnminternacional@cnm.org.br.
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717