Notícias
19/04/2018
Gestores goianos discutem como implementar ODS
A Federação Goiana de Municípios (FGM) promoveu, na última quinta-feira, 18 de abril, uma reunião com gestores municipais para a elaboração de estratégias para a “Disseminação e Implementação dos ODS nos Municípios do Estado de Goiás”.
A FGM está desenvolvendo, nos Entes do Estado, um Plano de Ação para implementar a Agenda 2030, em parceria com a empresa social Territórios Globais (TG). O principal objetivo é a elaboração de Projetos Sustentáveis que visam a transformação dos Municípios goianos em agentes geradores da nova institucionalidade para a transição da sustentabilidade territorial do Estado.
Segundo a coordenadora da TG, Maria Eugênia, é importante adotar medidas ousadas e transformadoras que visem, nesse momento, a implementação do décimo sétimo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. O fortalecimento das ações em âmbito local visam, portanto, a gestão, a governança, a disseminação, o monitoramento e a territorialização dos ODS nos 246 Municípios do Estado de Goiás.
Os ODS também foram pauta do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no início do mês de abril. Saiba mais sobre o evento aqui.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça esse tipo de iniciativa e lembra que possui um projeto para apoiar os gestores municipais na implementação da Agenda. Além disso, a entidade produz diversas ferramentas para contribuir no alcance das metas. No início de março, iniciou a segunda fase do Projeto Localizando os ODS no Brasil, que realizará uma Oficina de Capacitação em Belém, Pará, entre os dias 25 e 27 de abril. Mais informações aqui.
Com informações da FGM