Notícias
02/06/2009
Gestores decidem temas para conferência internacional
CNM
Tendo em vista a proximidade com a Conferência do Clima das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), marcada para dezembro de 2009, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção dos gestores sobre questões climáticas. O evento, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), discutirá um acordo internacional para substituir o Protocolo de Quioto. O objetivo é diminuir as emissões de gases poluidores e desenvolver o mercado de carbono.
No COP 15, o Brasil será representado por gestores estaduais e municipais. Eles participarão de debates para formular projetos de redução do gás dióxido de carbono, principal agravador de aquecimento global. Além de buscarem adotar medidas de desenvolvimento local sem trazer problemas ao meio ambiente.
A CNM recomenda parcerias como a firmada com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. O órgão facilita o acesso às tecnologias e informações que auxiliam o Município a traçar um planejamento para reorientar a economia local. Em parceria com a rede e com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a CNM promoverá um encontro internacional em Manaus. O objetivo é preparar os Municípios brasileiros para o debate internacional, em especial a promoção sustentável da Região Amazônica.
“Não podemos negar a realidade que ameaça nossas cidades e devemos assim trabalhar para encontrar soluções que melhorem as condições em que vivemos”, explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.