Notícias
16/10/2018
Gestores brasileiros celebram participação em evento de cooperação em Bruxelas
Representando o Brasil, gestores de Vitória (ES), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS), Araripina (PE), Belo Horizonte (MG) e do Consórcio ABC (SP) participaram da Semana Europeia de Regiões e Cidades, em Bruxelas na última semana. Com o objetivo de aproximar cidades e regiões de diferentes partes do mundo e possibilitar a troca de soluções para problemas comuns de desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as mudanças climáticas, o Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) promoveu uma agenda temática dentro do evento.
O prefeito catarinense de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, revelou que o Programa fez com que ele enxergasse os pontos positivos e negativos de cada cidade participante, com foco em temas sensíveis a gestão municipal. “Resíduos sólidos, parte energética e a mobilidade urbana. Países com grande crescimento populacional falaram dos desafios para fazer com que a população trabalhe em parceria com o meio ambiente. Cada vez mais as prefeituras vão ter que se ater a esse crescimento desenfreado e aos impactos ambientais”, alertou.
Os gestores brasileiros estiveram ao lado de representantes da Colômbia (os Municípios de Armenia, Ibagué, Piedas, Cali Medelín e La Cumbre), da Argentina (San Justo, Río Grande, Buenos Aires e Rosário), do Chile (Viña Del Mar, San Pedro de La Paz y Chiguayante) e do Peru (Trujillo e Miraflores). Além de Grundmann, Luiz Emanuel Zouain da Rocha (de Vitória), Rubeni Cunha dos Santos (Araripina), Ary José Vanazzi (São Leopoldo), Ana Maria Caetano Pereira (Belo Horizonte), Antonio José Vieira Junior (Consórcio ABC) e Paulo Benites (Consórcio ABC) foram à Bruxelas.
Apresentações
Secretário municipal de Meio Ambiente de Vitória, Zouain da Rocha elogiou o programa da IUC. “Nos capacita e nos faz interagir. Semana passada, estivemos em Sevilha e a experiência foi extraordinária, o Município trouxe bons exemplos de como lidar com lixo, saneamento básico, mobilidade e segurança. Preparamos um plano de ação, que apresentamos em Bruxelas”, relatou, dizendo-se satisfeito em participar da discussão pelo mundo e levar a experiência brasileira à Europa.
A apresentação do diretor-geral para Energia da Comissão Europeia foi um dos destaques no primeiro dia do evento. Já no segundo dia, a cooperação internacional entre cidades e regiões da América Latina e da Europa para o desenvolvimento urbano sustentável – realizada pelo projeto IUC – foi o foco. Os gestores puderam compartilhar os produtos das cooperações desenvolvidas e falar dos avanços para a implementação dos planos de ação.
"Algumas das propostas apresentadas são muito inovadoras. Com certeza eu saio daqui inspirada para ajudar a minha cidade." conta a representante de Belo Horizonte, Ana Maria Pereira, acerca da discussão em grupo sobre adaptação e mitigação às mudanças climáticas. O prefeito de Manaquiri (AM) e membro da diretoria da CNM, Jair Souto, teve papel fundamental nas mesas, inclusive conduzindo alguns debates. Com os colegas brasileiros, ele reforçou a possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros por meio da troca de experiências.
“Os problemas são os mesmos, a descentralização orçamentária e econômica acontece, talvez não na mesma proporção, mas muito próxima. Buscar práticas administrativas, transparência, efetividade para elaborar e executar bons projetos a partir de um planejamento estratégico com missão, visão e valores”, defendeu. Por fim, Souto ressaltou o papel importante da CNM em integrar as diversas ações não só no Brasil, mas fora, por meio da cooperação internacional. “Para que juntos possamos melhorar nossa eficácia e aplicar bem os recursos públicos em diversas áreas”, argumentou.
Mais informações em http://iuc-la.eu/
Por: Amanda Maia
Foto: Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias
Leia mais: Representante da CNM fala de boas práticas brasileiras em Semana Europeia de Regiões e Cidades
Município de Vitória (ES) conhece práticas de gestão da cidade espanhola de Sevilha