Notícias
25/10/2017
Gestores baianos estreitam diálogo com representantes da União Europeia
O Município de Salvador, na Bahia, foi palco de um encontro entre presidentes de consórcios intermunicipais e associações regionais de Municípios baianos para debater o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. A realização do evento se deu por meio de parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União dos Municípios da Bahia (UPB).
A programação era ampla e teve um momento dedicado ao tema da inserção internacional. A consultora em Meio Ambiente e Saneamento da entidade, Claudia Lins, esteve à frente do debate. Em sua fala, ela destacou a importância de os Municípios buscarem parcerias com outros países e evidenciou as ações desenvolvidas em parceria com a União Europeia.
Estiveram no encontro prefeitos, presidentes de consórcios intermunicipais, cônsules e embaixadores de nove países europeus. Entre eles, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que tratou das ações do continente contra as mudanças climáticas, além de apontar possibilidades para favorecer a cooperação internacional entre os Municípios baianos e europeus.
Segundo Cravinho, cerca de 40 acordos estão sendo firmados entre países e a estimativa é de que a América Latina receba um investimento da ordem de 80 milhões de euros em cooperação. Esse montante deverá ser destinado para apoiar e capacitar a administração pública na ação local pelo clima e energia renovável. Por exemplo, programas de baixa emissão de carbono.
Uníssonos
Os prefeitos, presidentes de consórcios públicos e associações municipalistas, presentes no encontro aprovaram a iniciativa. “Essa aproximação é a oportunidade de parceira”, afirmou o prefeito de Irecê (BA), Elmo Vaz, ao falar das dificuldades em construir o aterro sanitário compartilhado na sua região.
Já o prefeito de Miguel Calmon (BA), José Ricardo Requião, explicou que a região de Jacobina tem diversos parques ambientais e os prefeitos estão abertos a parcerias para preservar o meio ambiente.
O embaixador da União Europeia também participou de ato com o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães, para assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Salvador é a primeira cidade da América Latina a aderir ao pacto em sua nova versão. O acordo representa uma aliança global onde cidades e governos locais se comprometem voluntariamente com a luta contrária às mudanças climáticas.
Qualquer cidade, de qualquer tamanho ou localização, pode somar esforços ao movimento. Para mais informações, entre em contato com a Central de Apoio do Pacto pelo e-mail: info@iuc-la.eu ou pelo telefone (61) 2101-6608.