Notícias
04/11/2016
Ganhadores do Prêmio Mobi são homenageados na Conferência das Nações Unidas
Os vencedores do Prêmio MobiPrize, organizado pela Um-Smart foram homenageados durante a Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que ocorreu em Quito, Equador. Durante o evento, ocorrido em outubro, as experiências e as boas práticas vivenciadas pelos ganhadores foram compartilhadas com os participantes da agenda.
A cerimônia foi resultado de articulação com o Programa de Eco Mobilidade da Associação Mundial de Governos Locais pelo Desenvolvimento Sustentável (ICLEI). Já, a Smart significa Mobilidade Sustentável e Acessibilidade, Pesquisa e Transformação, e é uma iniciativa internacional da Universidade de Michigan (EUA). O prêmio anual ocorre desde 2012 e reconhece empreendedores e governantes que promovem ações em busca de melhor qualidade de vida e de revitalizar o Meio-Ambiente e Econômico, por meio do transporte sustentável.
Desde 2007, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) possui parceira com a Smart. Além da publicação de uma cartilha sobre mobilidade urbana sustentável, a parceria gerou o projeto MoviMente, realizado no Município de Valparaíso de Goiás que identificou soluções para os problemas de mobilidade urbana nos Municípios brasileiros. Em 2012, as duas instituições promoveram o prêmio Smart Mobility, que premiou três empreendedores capazes de agregar valor social, ambiental e econômico e conectar de forma transparente o sistema de transporte em geral, além de fomentar o empreendedorismo jovem.
Pauta
A iniciativa também foi pauta da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em 2013. E em 2014, diretora do Smart visitou a sede da Confederação e promoveu workshop sobre a temática. No mesmo ano, a CNM compôs o júri do prêmio MobiPrize. A trajetória de ações e iniciativas da parceria contribuíram com os Municípios com a gestão local, e esse tipo de intercâmbio é de fundamental importância para a entidade municipalista.