Notícias
05/12/2022
Fundadora da CNM e do MMM recebe homenagem na Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados homenageou, nesta segunda-feira, 5 de dezembro, cidadãs engajadas na defesa dos direitos da mulher com o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. Fundadora da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Dalva Christofoletti recebeu a homenagem em cerimônia no Plenário Ulysses Guimarães.
Indicada pelo deputado Geninho Zuliani (União-SP), Dalva atua há 67 anos no movimento municipalista e participou do processo de criação da CNM em 1980. Em 2017, ao lado de Tania Ziulkoski, fundou o Movimento Mulheres Municipalistas da CNM, que visa ampliar a participação feminina na política. Ela também é uma das fundadoras do Virada Feminina, movimento pela igualdade de gênero, raça, cidadania e empoderamento da mulher.
Em discurso na solenidade, Dalva destacou o seu orgulho pela CNM, dedicou o prêmio ao marido falecido e agradeceu ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e a parceria com Tania Ziulkoski no MMM. “Esse prêmio é fundamental para encerrar a minha carreira. Com todo o respeito à União e aos Estados, o Município é o que realmente não é ficção”, afirmou, exaltando o municipalismo.
Premiação
Criado em 2003, o diploma já agraciou 40 mulheres. Carlota Pereira de Queirós, que dá nome à premiação anual concedida pela Câmara a mulheres reconhecidas pelo trabalho em defesa dos direitos femininos, foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal e ajudou a redigir a Constituição de 1934. Além disso, atuou como médica, escritora e pedagoga.
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Câmara