Notícias
27/07/2007
Flacma afirma compromissos; quarta edição do Congresso será no México
Carla Etiene
Agência CNM
A Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) encerrou o congresso ExperienciaAmerica na manhã de hoje, 27 de julho, com o compromisso de aprofundar seu trabalho na promoção da inclusão social, da cooperação sul-sul, do meio-ambiente sustentável, da equidade de gênero, do associativismo e da cultura. Os compromissos estão expressos no documento final do congresso, lido na cerimônia de encerramento pelo secretário do Comitê Executivo da organização, Guillermo Tapia. As atividades, realizadas em Florianópolis (SC), haviam começado na terça-feira, 25.
Quatro resoluções da Flacma, aprovadas ao longo deste terceiro congresso, também são citadas no documento. A primeira delas determina que a próxima edição será realizada em maio de 2008 na cidade do México. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, salientou a importância da ida dos prefeitos brasileiros até lá para o fortalecimento do movimento municipalista internacional. “A melhoria da qualidade de vida das populações só pode ser alcançada com o fortalecimento do poder local”, afirmou Ziulkoski.
O representante da cidade do México, Porfirio Muñoz Ledo, colocou sua cidade à disposição dos demais municípios latino-americanos. “O congresso se tornou uma espécie de refúgio de náufragos municipalistas, é um marco de fraternidade, reflexão, debate e participação”, declarou. Ele contou ainda que o processo de independência do México começou com um movimento dos municípios. Após seu discurso, o representante do México recebeu de Ziulkoski um sino, símbolo da Flacma.
Condecoração
Outra determinação é o apoio à reeleição do atual presidente da organização internacional Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), que é latino- americano.
Foi lançada ainda uma condecoração pela dedicação ao municipalismo, que já nesta edição homenageou o prefeito de Assunção (Paraguai) e ex-integrante do Comitê Executivo da Flacma, Enrique Riero. O prêmio será entregue em cada edição do congresso. “O desenvolvimento de políticas locais é a melhor forma de fortalecer a democracia e combater a pobreza”, afirmou Riero. “Chegou o momento da descentralização da globalização”, disse.
“São tempos de pensar mais e melhores estratégias para sustentar melhores políticas municipais”, disse o presidente da Flacma, Julio Pereira. Um grupo musical típico da cultura mexicana encerrou a cerimônia.