Notícias
31/10/2019
Festival ODS será no próximo dia 13, CNM recomenda participação
A primeira edição do Festival Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será no próximo dia 13 de novembro, em São Paulo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre o evento, com entrada gratuita, e recomenda participação. O encontro pretende debater e apresentar soluções reais aos problemas relacionados ao ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, no âmbito do poder público.
Promovido pela Agenda Pública e pela Estratégia ODS, com cofinanciamento da União Europeia, a iniciativa deve promover a Agenda 2030, que é o plano de ação mundial criado pelos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar 169 metas a partir de 17 objetivos. E a programação abordará aspectos diversos do ODS 11, como redução das desigualdades, novas oportunidades de emprego e geração de renda.
Um olhar sistêmico para o saneamento: acesso, financiamento e gestão é o debate agenda para às 14h30min. Até o final do festival, que será das 9h às 18h, outras oficinas ocorrerão, como crescimento econômico inclusivo: a construção de soluções; e modelos inclusivos de habitação. A experiência do Festival ODS se estende à vivência do centro da cidade. Assim, os participantes devem permanecer nas instalações do evento.
Municipalismo
A área internacional da Confederação lembra que a vigência da Agenda 2030 termina em pouco mais de dez anos, e isso representa pouco tempo diante da complexidade dos problemas a serem resolvidos. Diante disso, as organizações brasileiras impulsionadoras da agenda estão trabalhando mais intensamente para promover desenvolvimento sustentável concomitantemente com a conscientização e engajamento de governos, empresas e da sociedade civil em soluções concretas.
Sobre o trabalho da CNM de incentivar os gestores locais a desenvolver ações que atendem aos ODS, os resultados preliminares foram apresentados na tarde desta quarta-feira, 30 de outubro. A entidade tem desenvolvido um estudo sobre o nível de conhecimento e implementação de ODS nos Municípios com lideranças femininas, que contam com prefeita ou vice-prefeita.
Durante todo o mês de novembro, a entidade pretende tratar do tema nas transmissões semanais, para discutir ODS e a relação destes com a gestão pública local. Saiba mais sobre o tema AQUI.