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19/01/2015
No entendimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), as faixas exclusivas para ônibus trazem ganho de eficiência, otimizam o tempo de viagem e podem reduzir as tarifas de ônibus. A Confederação acredita que a melhoria da mobilidade urbana depende de investimentos não apenas em infraestrutura, mas também em planejamento e gestão.
Sabe-se, no entanto, que uma melhor qualidade do sistema de transporte público tem maior custo e acarreta a pressão para o aumento da tarifa. Porém, a implantação da faixa exclusiva para ônibus permite que o mesmo veículo circule com mais eficiência, mais velocidade operacional e pode manter ou até reduzir o valor da tarifa.
A priorização do transporte público coletivo por ônibus é talvez a mais importante ação para superar a crise da mobilidade urbana e foi estabelecida pela Lei 12587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Por meio da priorização dos ônibus, existe o potencial de recuperar parte do espaço viário e devolvê-lo à maior parte da população urbana. Além disso, o aumento da velocidade operacional, da confiabilidade dos serviços e a redução dos custos operacionais serão, provavelmente, percebidos a curtíssimo prazo.
Pesquisas na área apontam que existem 31 cidades brasileiras que operam cerca de 669 km de priorização para o transporte público por ônibus. Cálculos mostram que 15.000 pessoas são transportadas por hora em cada faixa exclusiva dos corredores de ônibus, enquanto apenas 1.000 pessoas transitam nos automóveis por hora em cada uma das demais faixas. O transporte coletivo carrega 150% mais pessoas, mas a prioridade na distribuição do espaço viário continua a ser dada aos automóveis.
Em 2013, A Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) realizou um estudo que mostra a construção de faixas exclusivas para ônibus como uma alternativa barata e eficiente. O estudo foi realizado em três capitais que adotaram os corredores e demonstrou que o tempo no trânsito diminuiu.
Em Goiânia tem uma faixa de 2,5 km. Os ônibus circulam numa velocidade 30% maior. No Rio de Janeiro, são 34,2 km de faixa exclusiva. A redução no tempo de viagem varia entre 10 e 50%, segundo a pesquisa. Em São Paulo, foram inaugurados mais de 200 km de vias exclusivas este ano. Num dos trechos, da Marginal Pinheiros, a velocidade dos ônibus quase dobrou – de 14 km/h para 25 km/h.