Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Experiências brasileiras podem ser usadas como exemplo para o mundo

Notícias

10/12/2014

Compartilhe esta notícia:

Experiências brasileiras podem ser usadas como exemplo para o mundo

Pref. Jundia (SP)Em todo o mundo, cidades desenvolvem políticas públicas e aplicam soluções inovadoras para questões como mobilidade, energia, e desenvolvimento econômico. A cooperação internacional e a troca de experiências têm o desafio de tornar essas ações amplamente conhecidas, para que a possibilidade de replicá-las seja estudada, considerando que realidades e dificuldades são semelhantes em diversas partes do mundo. No Brasil, essa realidade pode ser observada em Jundiaí (SP), que desenvolveu projeto para tratar dos resíduos sólidos. 

O exemplo desse Município, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), demonstra que o processo de intercâmbio de conhecimento também conta com boas práticas brasileiras que podem ser replicadas por outros países. A experiência bem sucedida de Jundiaí foi apresentada em oficina internacional, entre os dias 25 e 27 de novembro. Agora, a cooperação no tema continua por meio de novos projetos, um bilateral e outro multilateral, com Alemanha, Equador e com o Município brasileiro de Petrolina (PE). Jundiaí é considerada pioneira na América Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos. 

Na oficina, realizada na cidade Cuenca no Equador, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, apresentou o trabalho desenvolvido na cidade em soluções tecnológicas para tratamento dos resíduos sólidos, e também conheceu a experiência equatoriana em resíduos. Leite inteirou-se do método usado pela cidade equatoriana por meio de uma visita técnica ao aterro sanitário de Pichcacay, onde é depositado o resíduo sólido recolhido em Cuenca. 

O secretário também foi recebido pelo prefeito de Cuenca, Marcelo Cabrera Palacio. Na ocasião, Palacio foi convidado para participar do 2.º Congresso Brasil e Alemanha, previsto para março de 2015 em Jundiaí. No último dia da oficina, o secretário de Jundiaí apresentou projetos de cooperação técnica entre o governo alemão e as cidades de Cuenca, Jundiaí e Petrolina (PE), que também participou do evento no Equador. 

Multiplicador
Com os novos projetos, Jundiaí atuará como multiplicador de boas práticas. A ideia da cooperação é promover o diagnóstico da gestão de resíduos sólidos de cada município e o nivelamento tecnológico por meio de capacitação em cursos teóricos e práticos. Os estudos de diagnóstico sobre o tema, a formação de conhecimento, e criação de um book tecnológico estão previstos para 2015. 

Para a CNM, o diálogo e o aprendizado são importantes para mobilizarem conhecimentos a nível internacional, além de incentivar que experiências brasileiras de sucesso sejam compartilhadas nessas ocasiões. Oficinas permitem a troca de informações em boas práticas, o fortalecimento de capacidades, e o desenvolvimento de novos projetos conjuntos, oportunidades bem aproveitadas pelo Município de Jundiaí. 

Mais informações aqui sobre a oficina realizada no Equador

 

 


Notícias relacionadas