Notícias
17/03/2015
Evento promovido pela CGLU é o primeiro a tratar da Cultura com o enfoque municipal
Começa nesta quarta-feira, 18 de março, a Conferência para Cultura da Rede de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O evento, que acontece na cidade espanhola de Bilbao, é o primeiro no nível internacional a tratar especificamente da cultura no contexto dos Municípios. Líderes culturais de governos locais, sociedade civil e organizações internacionais estarão reunidos no evento.
A pauta é ampla e abriga temáticas como: cidades sustentáveis e cultura, direitos culturais e a cultura nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, promove debates sobre a cultura e o desenvolvimento local, bem como a apresentação de boas práticas globais na área.
Como parte da programação, os participantes poderão conhecer os melhores projetos do Prêmio Internacional CGLU – Cidade do México – Cultura 21. Dentre eles, uma iniciativa desenvolvida pelo Município brasileiro de Belo Horizonte na categoria Prêmio Cidade, Governo Local ou Regional.
Também serão compartilhados os resultados do Cidades Piloto. Em 2014, o programa compreendeu as cidades de Bogotá (Colômbia), Belo Horizonte (Brasil), Cidade do México (México), Concepción (Chile), Gabrovo (Bulgária), província de Jeju (Coréia do Sul), Talca (Chile) e Vaudreuil-Dorion (Quebec, Canadá).
Todavia, o momento mais aguardado da Conferência é a adoção do documento Cultura 21: Ações, uma versão atualizada da Agenda 21 para a área de Cultura. Essa agenda foi criada em 2004 durante o Fórum Universal das Culturas com a participação de gestores de todo o mundo.
O novo documento será aprovado no encontro. A proposta é que ele possa servir não apenas de declaração, mas também como uma ferramenta de gestão.
Saiba mais sobre a cidade
Anfitriã da Conferência da CGLU, Bilbao soma vários antecedentes na implementação de políticas culturais e programas para o desenvolvimento sustentável. Na década de 90, a cidade iniciou um desenvolvimento urbano com uma forte presença da cultura. O símbolo dessa transformação é o Museu Guggenheim Bilbao, um dos locais mais visitados da Espanha e elemento chave para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e coesão social da cidade.
Consolidação
A implementação de uma política cultural coerente nas duas últimas décadas consolidou a posição de Bilbao como referência internacional com infraestrutura e projetos culturais significativos.
Leia mais sobre a Agenda 21 da Cultura aqui (em espanhol)