Notícias
20/07/2007
Estudo sobre áreas internacionais municipais será feito no III Congresso
Raquel Montalvão
Agência CNM
A cinco dias da abertura do III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) prepara um cadastro que possibilitará o mapeamento das prefeituras que têm áreas internacionais. O objetivo da ação é promover a inclusão desses municípios nos projetos de cooperação internacional do Brasil.
O Congresso, que será realizado de 25 a 27 de julho, em Florianópolis (SC), é uma realização conjunta entre a CNM e da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma). Com estrutura montada para receber três mil pessoas, o evento será uma oportunidade de integração entre gestores de diversos municípios da América Latina.
A CNM disponibiliza apoio às iniciativas dos municípios que desejem cooperar internacionalmente. Entre as atividades desenvolvidas, está a articulação dos municípios com projetos internacionais, divulgação de cooperação internacional e orientação aos municípios nos processos de cooperação internacional descentralizada.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que o congresso será uma oportunidade de acesso a iniciativas desenvolvidas pelos diferentes municípios da América Latina, além de promover a interação entre os municípios, com foco no modelo de associativismo brasileiro.