Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Estudo sobre imigrantes venezuelanos será aplicado no Município de Pacaraima

Notícias

09/09/2016

Compartilhe esta notícia:

Estudo sobre imigrantes venezuelanos será aplicado no Município de Pacaraima

09092016_fronteiraPAcaraima_govRRUma equipe composta por assistentes sociais e bombeiros militares irão realizar um levantamento técnico-social no Município de Pacaraima, em Roraima, que faz fronteira com a Venezuela.  Nos últimos meses, a cidade tem recebido imigrantes venezuelanos em busca de melhores condições de vida no Brasil.

A intenção do levantamento é estimar a quantidade de venezuelanos e a situação deles quando atravessam a fronteira. O grande contingente faz com que o governo do Estado acredite que, uma vez de posse desses dados, poderá decretar estado de emergência.

Segundo dados da Polícia Federal, 25 mil venezuelanos entraram no Brasil nos últimos seis meses e pelos menos 500 deles se dirigiram a PF de Pacaraima.

Imigrantes X Migrantes
A grave crise administrativa em que se instalou na Venezuela faz que contingentes populacionais se dirijam a cidades fronteiriças em busca de uma nova oportunidade de vida. Esses imigrantes entram no Brasil na condição de turistas, porém passam a buscar meios de manutenção no país, o que envolve fontes de renda.

Existem duas dominações que são constantemente confundidas quando se faz referência a pessoas que mudam de sua cidade natal. Migrantes seriam então as pessoas que mudam de suas cidades para outras, mas que não chegam atravessar a fronteira de seu país. Imigrantes, por sua vez, seriam aquelas que se mudam para cidades que se localizam em outro país, ou seja, atravessam a fronteira de seu país original.

Notícias relacionadas