Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Estudo da CNM: deputado alerta Congresso sobre mortes no trânsito

Notícias

08/02/2010

Compartilhe esta notícia:

Estudo da CNM: deputado alerta Congresso sobre mortes no trânsito

CNM

 

Os números sobre acidentes de trânsito em todo Brasil, divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na última semana, foram usados no discurso do deputado Átila Lins (PMDB/AM), no dia 05 de fevereiro. Para o parlamentar, os dados são “alarmantes” e não só o Poder Executivo, mas também o Congresso Nacional deveriam se preocupar mais com esses acidentes e a quantidade de vítimas fatais.

 

Divulgado em reportagens dos jornais de todo o país - no Amazonas pelo jornal A Crítica -, Lins destacou o estudo da CNM apontando que, só em 2008, 100 mil pessoas morreram envolvidas em acidentes de trânsito. O deputado usou as informações do estudo para compor o discurso e alertar os colegas sobre a gravidade do tema. “O Brasil está precisando urgentemente se preocupar com a estruturação de uma política para reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito”.

 

Átila Lins destacou que o Brasil, apesar de possuir uma frota menor de veículos em comparação à União Européia e aos Estados Unidos, tem um número maior de vítimas. Outro exemplo dado pelo parlamentar foi o Estado amazonense. “No Amazonas, a cada 100 mil habitantes, 12,1 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito nos últimos três anos”, adverte.

 

O Amazonas está na última colocação no ranking de óbitos. Porém, se levado em consideração a frota de veículos, essa posição diminui, o Estado fica com a quinta posição. “De acordo com o estudo da CNM, a taxa de óbitos no Amazonas a cada 10 mil veículos, entre 2005 e 2007, sobe para 45 mortes, ficando atrás apenas do Piauí, 78,7, Roraima, 78,2, Maranhão, 53,5, e Alagoas, 47,5”, acrescenta.

 

Estudo
O levantamento feito pela CNM tem como base os dados do Seguro Obrigatório para Danos Pessoais Causados por Veículo Auto Motor de Via Terrestre ou por sua carga a pessoas transportadas ou não (Dpvat), Sistema Único de Saúde (SUS) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Com detalhamento dos dados, a CNM mostra que não só o Amazonas, como também os outros Estados devem se preocupar com o aumento no número de casos trágicos de acidentes de trânsito que acabam com mortes de várias pessoas.

 

Em sete anos, registrou-se um aumento na quantidade de mortos por este motivo, de acordo com a CNM. “Estas estatísticas, segundo a Confederação Nacional de Municípios, dão ao Brasil uma das piores colocações do mundo”, pondera.

 

 

 


 


Notícias relacionadas