Notícias
21/01/2008
Especialistas discutem governança na Conferência de Cidades
Agência CNM
Autoridades latino-americanas, brasileiras, européias e canadenses conduzirão as discussões no segundo dia da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades – Inovação Democrática e Transformação Social para cidades inclusivas no século 21. Esse será o dia da discussão Governança e Democracia em Cidades: Experiências de Participação Democrática. A conferência será realizada entre 13 e 16 de fevereiro em Porto Alegre (RS).
A mesa de abertura do debate será composta pelo cientista social colombiano e ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus; pelo o assessor do Escritório Regional para América Latina e Caribe do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Bernardo Kliksberg; pelo presidente da Oficina de Consulta Pública de Montreal, Louise Roy; pelo coordenador Geral de Operações da Alcaldía do Município de Valencia e do Projeto Valencia 2020, Plano Estratégico da Cidade, Gustavo Adolfo Urriola Sanches; pelo prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel; e pelo chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Cézar Augusto Busatto.
Durante à tarde, duas grandes atividades prometem oportunizar a troca de experiências de governança inclusiva e democracias bem sucedidas. A primeira, às 13h, é o painel John Dewey da Democracia Cooperativa, que terá as participações do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, da cientista política Thamy Pogrebinschi, do filósofo Michael Eldridge, dos professores de filosofia James Campbell e Larry A. Hickman.
Às 15h, ocorre a oficina A Experiência da Governança Solidária Local, apresentada por Busatto; pelo coordenador do Comitê Cientifico de Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, Augusto de Franco; pela coordenadora do Projeto de Cooperação Técnica Internacional Prefeitura de Porto Alegre – Unesco de Governança Solidária Local, Mari Perusso; e pelo secretário adjunto de Coordenação Política e Governança Local da Prefeitura de Porto Alegre, Toni Proença.
As políticas e iniciativas para a inclusão e a cidadania continuarão a ser debatidas em outras dez oficinas, 40 comunicações, cinco minicursos e diversos painéis.
Fogaça fala ainda, a partir das 19h, na conferência magna O Modelo de Governança e Gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que encerrará as atividades do segundo dia.
Leia mais
Autoridades locais de todo o mundo estarão em Porto Alegre em fevereiro