Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Equipe multissetorial vai ajudar Municípios do Acre a regularizar situação de imigrantes ilegais

Notícias

11/04/2013

Compartilhe esta notícia:

Equipe multissetorial vai ajudar Municípios do Acre a regularizar situação de imigrantes ilegais

Governo do AcreNesta sexta-feira, 12 de abril, uma equipe multissetorial integrada por 20 profissionais se desloca para o Acre. O grupo vai ajudar o governo do Estado e os Municípios  a  regularizar a situação dos 1.600 imigrantes haitianos e de outros países que entraram ilegalmente no  País. Será aumentado o número de vistos provisórios concedidos por dia e a concessão de carteiras de Trabalho aos imigrantes e reforçada a equipe médica na região. Estas ações serão desenvolvidas principalmente no Município de Brasiléia (AC).

Parte do grupo multissetorial que está sendo enviado pelo governo é composta por policiais federais, e segue nesta quinta-feira, 11 de abril.  A equipe do Ministério do Trabalho vai acelerar a emissão de carteiras profissionais, mas esse documento só pode ser concedido depois que a Polícia Federal entregar ao imigrante o protocolo de abertura do processo de legalização de sua permanência no País. Dados divulgados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo indicam que atualmente já existem 10 mil haitiano em situação legal no Brasil.

O Acre vai recebeu ajuda oficial com o repasse de recursos e com outras formas de ajuda que permitam o fornecimento de três refeições por dia aos imigrantes abrigados em Brasileia. Neste momento é necessária a liberação imediata de R$ 270 mil para pagar os fornecedores de alimentos. As dificuldades na assistência à saúde foi um dos pontos que levaram o Acre a decretar, na última terça-feira, 9 de abril, Situação de Emergência social nos Municípios de Brasileia e Epitaciolândia.

Na segunda etapa de trabalho a equipe multissetorial tratará especificamente de inibir a ação de coiotes (agenciadores de imigrantes ilegais) no Acre. Para tanto, os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores atuarão conjuntamente. O ministro Cardozo adianta que está sendo analisada a possibilidade de aumentar o número de voos do Haiti para aeroportos de grandes cidades brasileiras. Também está em estudo a possibilidade de  fechar fronteiras para coibir a entrada ilegal de imigrantes.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Leia também:

Municípios do Acre decretam Situação de Emergência Social por conta da imigração 


Notícias relacionadas