Notícias
08/05/2015
Entidades municipalistas debatem a agenda pós-2015
Gestores internacionais dos governos federal, estaduais e municipais estiveram reunidos entre os dias 4 e 5 de maio para a oficina Diálogos sobre a Agenda Pós-2015. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou os debates do evento que visava discutir a nova agenda global de desenvolvimento sustentável.
A oficina, que já na sua terceira edição, é uma forma de o governo aumentar a participação dos entes na definição de um modelo inovador de desenvolvimento. Como isso será feito está em fase de negociação com Organização das Nações Unidas (ONU).
O prazo para elaboração do projeto vai até o fim deste ano. Os líderes mundiais terão quatro encontros decisivos para finalizar um documento que possa incorporar as dimensões sociais, econômicas e ambientais do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, os governos locais e regionais são peças chaves para que essa estratégia conjunta de ação se torne realidade.
Prevista para o mês de julho em Adis Abeba, na Etiópia, a III Conferência sobre o Financiamento ao Desenvolvimento marcará o primeiro desses encontros. Assunto da primeira mesa da oficina, a Conferência definirá as fontes de financiamento para pôr em prática a agenda pós-2015.
Como outras entidades municipalistas presentes, a Confederação teve a oportunidade de apresentar suas atividades a respeito da agenda de desenvolvimento pós-2015. A entidade acredita que essa nova agenda é uma oportunidade única para que diversos atores unam esforços em uma parceria global para a superação de desafios comuns. Para isso, a entidade defende que as soluções sejam adequadas à realidade local, o que requer a participação ativa dos governos locais.
Conferências
Outras conferências importantes foram alvo de discussão durante a oficina: 21.ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), que acontecerá no mês de dezembro, em Paris, na França; Cúpula de Líderes e Chefes de Estados das Nações Unidas para a adoção da agenda pós-2015, a ser realizada durante a Assembleia Geral da ONU no mês de setembro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos; e 3.ª Convenção das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que ocorrerá em outubro de 2016 em Quito, no Equador.