Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Entidades municipalistas de vários países de reúnem para fazer um balanço das atuações

Notícias

06/05/2013

Compartilhe esta notícia:

Entidades municipalistas de vários países de reúnem para fazer um balanço das atuações

Agência CNMDuas entidades internacionais, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Federação Lationamericana de Cidades Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), promovem um seminário para incentivar o intercâmbio de políticas e experiências de fortalecimento da gestão municipal e de apoio aos processos de descentralização.

Apesar de o seminário ser focado na América Latina, o encontro faz parte de uma série mundial, da qual participam associações municipalistas de 140 países, inclusive o Brasil. Nele, será apresentada e discutida uma versão do 3.º Relatório Mundial sobre a Descentralização e Democracia Local, com destaque na gestão de serviços básicos a nível local.

O encontro ocorre nesta segunda e terça-feira, 6 e 7 de maio, em San Salvador, capital de El Salvador. O secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Souto, representa os municipalistas brasileiros.

Gestão municipal no Brasil
Jair fará uma apresentação durante o seminário. O representante brasileiro deve falar de pontos positivos e negativos da gestão pública municipal no Brasil. Souto vai citar exemplos de boas práticas e também apontar as dificuldades na administração e no desenvolvimento dos Municípios brasileiros.

Uma das práticas apresentadas por Jair Souto será o sucedido Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Programas de Saneamento Básico dos Municípios do Amazonas, o Plamsan. O Programa fez do Amazonas um exemplo a ser seguido por demais entidades do Brasil e de outros países.

Outro tema a ser abordado é a relação governos municipais versus governos estaduais e federal.  Esse encontro da CGLU e da Flacma é promovido a cada três anos. A Corporação de Municipalidades da República de El Salvador (COMURES) apoia a promoção do seminário.

 


Notícias relacionadas