Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Entidades municipalistas continuam a debater sobre cooperação internacional em evento na Alemanha

Notícias

01/10/2014

Compartilhe esta notícia:

Entidades municipalistas continuam a debater sobre cooperação internacional em evento na Alemanha

Ag. CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua sua participação no Encontro Anual do Comitê de Cooperação Internacional e Fortalecimento Institucional, na Alemanha. O evento conta com a presença de representantes de associações de Municípios da Europa, dos Estados Unidos, do Canadá e do Brasil, além de cidades como Medellín, na Colômbia, e Barcelona, na Espanha. O comitê faz parte da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

No segundo dia do evento, destaque para os avanços da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. O tema vem sendo discutido a nível mundial e substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os participantes sugeriram formas para fortalecer a atuação de suas associações e da CGLU nesse contexto.

Outro assunto apresentado pelo comitê foi o projeto os Campões. Iniciativa da CGLU, a proposta consistia em selecionar e auxiliar gestores de várias partes do mundo para atuar em foros chave nas temáticas de cooperação e desenvolvimento. Os resultados foram bastante positivos, pois aumentaram a influência dos governos locais em espaços de discussão dominados por governos nacionais e geraram um reconhecimento mais amplo da importância de participação dos líderes municipais nessas discussões.

A temática da descentralização foi o enfoque apresentado pela agência de cooperação alemã GIZ. Como a Alemanha tem bastante experiência nessa área, tem se tornado uma das agências financiadoras internacionais que apoia e promove ações para o fortalecimento de cidades e regiões.

Parcerias

Também foram discutidas as parcerias estratégicas que estão sendo estabelecidas entre a União Europeia e diversas associações de Municípios e um documento sobre o papel dos governos locais para o desenvolvimento econômico local. Oficinas permitiram, ainda, a troca de experiências e alinhamento de visões entre as associações de Municípios a respeito de avaliação de projetos, coordenação de programas de resposta a desastres e aprendizado com outros projetos.

 


Notícias relacionadas