Notícias
20/05/2013
Entidades comemoram os 100 anos do movimento municipalista
O Movimento Municipalista Internacional está prestes a completar 100 anos de atuação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também faz parte desta história e destaca a importância deste primeiro século de trabalho em prol dos governos locais.
Há exatamente 100 anos os líderes municipalistas se reuniam na Bélgica para o primeiro congresso promovido pela Unión Internacional de Autoridades Locales, fundadora da entidade Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) da qual a CNM é integrante. Este evento marcou o início da luta por melhorias e autonomia dos Municípios.
Para comemorar o centenário, está marcado o Cumbre Mundial de Líderes Locales y Regionales (em Português, Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais). O evento será em Rabat, capital de Marrocos, nos dias 1.º a 4 de outubro. E para que o movimento seja celebrado, a CGLU pede a todas as entidades associadas que enviem documentos e experiências. Qualquer arquivo que possa comprovar a história para a montagem de uma exposição.
A CGLU receberá os arquivos até o dia 20 de junho. Eles esperam receber fotos de 1913 a 2001 de todos os eventos promovidos; folhetos; testemunhos particulares de reuniões municipalistas; detalhes da criação e evolução das entidades; entre outros documentos.
Participação do Brasil
O movimento municipalista no Brasil com certeza tem muito a mostrar. A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, por exemplo, chega a 16.ª edição e é o maior encontro de gestores locais de toda a América Latina. No ano do centenário do movimento, a CNM deve receber mais uma vez milhares de prefeitos, secretários e vereadores durante os dias 8 a 11 de julho.