Notícias
14/10/2020
Em webinário internacional, CNM compartilha pesquisa da Covid-19 com mais de 4 mil Municípios brasileiros
Durante a manhã desta quarta-feira, 14 de outubro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de intercâmbio virtual de experiências no contexto da pandemia da Covid-19. A técnica da área de Saúde Carla Albert representou a entidade no webinário, cujo tema foi Cadeias de Infecção - Prevenção de Infecções por Distância, Comunicação e Apoio do Setor Informal.
O evento teve como objetivo oferecer aos Municípios a oportunidade de discutir os desafios e trocar estratégias de sucesso e boas práticas. Na ocasião, os participantes compartilharam experiências do Brasil, da Alemanha e do México.
A apresentação da CNM focou na segunda fase do estudo Covid-19: foco na gestão municipal e apoio dos Entes federados. Carla Albert destacou que a realização de pesquisas com os mais de 5 mil Municípios brasileiros é uma ação constante da entidade para o aprimoramento da entrega de políticas públicas.
Resultados
Após explicar sobre a metodologia e o grau de resposta por parte dos Entes, que chegou a 73% (ou 4.061 Municípios), a técnica da Confederação detalhou as medidas administrativas e de saúde identificadas pela pesquisa.
“Além da complexidade de entender a doença e os impactos, os Municípios estão sendo testados e tensionados ao máximo quanto a sua capacidade de macro governança”, ressaltou. Segundo Carla, “o grande desafio é melhorar essa macro governança”, o que inclui “a governança regional e estadual”.
O evento foi organizado pelo Connective Cities, uma rede internacional voltada para o compartilhamento de experiências de desenvolvimento urbano sustentável, e que possui o apoio da Agência de Cooperação Alemã (GIZ). Em torno de 100 participantes de todo o mundo acompanharam a transmissão.
Leia também
Pesquisa da CNM com mais de 4 mil Municípios mostra resposta do poder público local à Covid-19