Notícias
14/10/2014
Durante Diálogo Municipalista, prefeitos ajudam a elaborar um acordo internacional sobre mudanças climáticas
Os gestores municipais do Nordeste são convidados a contribuir para a elaboração de um documento que mostre a visão dos governos locais sobre as mudanças climáticas. Enquanto chegam ao Diálogo Municipalista, eles recebem um questionário que será usado como base para discutir acordo internacional. Eles respondem, por exemplo, se passaram por alguma calamidade e como a enfrentaram. Além disso, podem expor se possuem ou não políticas de combate às mudanças do clima.
Aplicado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o questionário é uma iniciativa da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais (CGLU) e da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma). O objetivo é "fazer ser ouvida a voz dos Municípios brasileiros" nas negociações internacionais. Os resultados do questionário devem ser levados, por exemplo, à Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP 20), marcada para dezembro, no Peru.
A CNM é engajada nas discussões voltadas às mudanças climáticas, por isso solicita a ajuda dos gestores para obter um retrato fiel da situação dos Municípios. O questionário é entregue durante a inscrição do Diálogo, que nesta terça-feira, 14 de outubro, inicia em Gravatá, no interior pernambucano.