Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Divulgada versão definitiva da Agenda URBsocial de Bogotá 2012

Notícias

16/01/2013

Compartilhe esta notícia:

Divulgada versão definitiva da Agenda URBsocial de Bogotá 2012

URBsocial A versão definitiva da Agenda URB social Bogotá 2012 foi divulgada na semana passada. A agenda foi produzida durante o Diálogo Euro-Latinoamericano sobre Coesão Social e Políticas Públicas realizado na Colômbia, em outubro de 2012.  A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a URB social é um espaço de diálogo do Programa de Cooperação Descentralizada da Comissão Européia entre Europa e América Latinaprograma (URB-AL).

O objetivo do Espaço de Dialógo Euro Latino-Americano sobre Coesão Social e Políticas Públicas Locais (URBsociAL) é promover uma agenda estratégica euro-latinoamericana e maior coesão social, favorecendo a igualdade de oportunidades, a participação ativa dos cidadãos e a convivência social de grupos heterogêneos. Isso é promovido por meio de intercâmbios, trocas de experiências e diálogos entre atores europeus e latino-americanos.

A CNM destaca que em 2012, a URB social teve seu foco voltado para superação de  visões de desenvolvimento de curto prazo e para necessidade de se planejar ações futuras visando o médio e longo prazo. Além disso, também incentivou os governos locais a avaliarem a situação atual e levar em conta os processos e dinâmicas em andamento.

Para a CNM, a URB social tem expressado a importância da cooperação descentralizada como um instrumento de desenvolvimento sócio-econômico e de projeção externa dos governos locais, tanto quando ocorre por meio da cooperação norte-sul como sul-sul. A cooperação descentralizada é aquela promovida por governos locais e regionais.

A agenda ressalta os seguintes eixos temáticos para a promoção da cooperação internacional:

  • o fortalecimento do papel da cidadania na gestão local;
  • o fortalecimento dos processos educativos e culturais;
  • o fortalecimento dos processos de descentralização;
  • a geração de emprego decente; a migração, a mobilidade urbana e a segurança urbana e
  • a cooperação transfronteiriça e a integração regional.

 Acesse aqui a Agenda URB social Bogotá 2012


Notícias relacionadas