Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia Internacional da Juventude é celebrado em 12 de agosto

Notícias

12/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Dia Internacional da Juventude é celebrado em 12 de agosto

tp fb AGO21 014Nesta quinta-feira, 12 de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Juventude. A data tem como objetivo trazer as questões das juventudes para o primeiro plano e celebrar o potencial dos jovens como parceiros indispensáveis na construção de um futuro mais sustentável, assim como também lembrar aos governos e a sociedade a importância de se conhecer e entender as necessidades dos jovens e implementar políticas com foco neste público.

Criada em 1999, por meio da Resolução 54/120, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), como resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa, Portugal. Para a ONU, este é um dia de debates e sensibilização.

No Brasil, o dia 12 de agosto entrou para o calendário por meio de Decreto de Lei 10.515/2002. A data serve para homenagear os jovens e destacar o papel importante que eles têm na sociedade, além de dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude, como más condições de vida, educação e saúde de baixa qualidade, desrespeito aos direitos e dificuldade em entrar no mercado de trabalho, por exemplo.

Estatuto da Juventude
O Estatuto da Juventude no Brasil é a denominação conferida à Lei 12.852/2013, que instituiu o Estatuto que dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). Segundo o Estatuto, é jovem no país todo cidadão ou cidadã da faixa etária entre os 15 e 29 anos. Já a ONU define como jovens todos aqueles entre 15 e 24 anos e representa 16% da população mundial, e no Brasil 25% da população.

O Sinajuve é a forma de articulação e organização da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e da sociedade civil para a promoção de políticas públicas de juventude. A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) compõem essa estrutura em representação do governo federal e da sociedade civil, respectivamente.

Juventude no século XXI
De acordo com a ONU, esta é a maior geração de jovens da história da humanidade, são quase 2 bilhões de jovens no planeta. Deste número, 500 milhões vivem em situação de extrema pobreza. No Brasil, a juventude atingiu seu pico no início dos anos 2000, o chamado boom demográfico.

Com a pandemia da Covid-19 a juventude foi especialmente afetada, o que aumenta os desafios que essa geração enfrentará. Relatório realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em maio de 2020, revela que 1 em cada 6 jovens está desempregado no mundo. “Apesar das conquistas importantes que tivemos nos últimos anos como a Emenda Constitucional 65, o Estatuto da Juventude e a proposta do Sistema Nacional da Juventude, jovens ainda sofrem com a violação constante dos seus direitos e temos visto muitos cortes de investimentos nas políticas públicas de juventude. A pandemia só tem agravado essa situação e as suas consequências podem colocar em risco o presente e o futuro de toda uma geração. Jovens devem estar no centro das agendas de desenvolvimento das cidades no Brasil. Isso é uma urgência, uma necessidade e uma oportunidade.”, destacou o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), na área de Mulheres e Juventude, considera que a comemoração não deve ser encarada apenas como uma celebração, mas também uma oportunidade de dar visibilidade às necessidades da juventude nos Municípios do Brasil e ao redor do mundo todo. Fortalecer a juventude significa também a construção de um futuro mais sustentável.

Bate-papo com a CNM
A CNM destaca a data com um Bate-Papo que acontecerá nesta sexta-feira, 13 de agosto, no horário de 10h às 11h da manhã, de maneira virtual ao vivo. O programa irá contar com a participação da Secretária Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), Emily Rayanne Coelho Silva, e Wesla Monteiro, presidente do Mapa Educação e Conselheira Nacional da Juventude. 


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas