Notícias
10/06/2011
Dia D, 12 de junho: CNM orienta gestores a combater trabalho infantil
CNM
Domingo, 12 de junho, é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado na semana passada, aponta que, em todo o mundo, ao menos 115 milhões de crianças estão envolvidas em trabalhos perigosos. No Brasil, esta é uma realidade principalmente em atividades agrícolas e da economia informal. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita a data para fazer um alerta aos gestores e chamar atenção para o problema.
A OIT trabalha pela conscientização mundial e pede urgência na identificação e eliminação do trabalho infantil perigoso. E a CNM entende que o reconhecimento do problema é o primeiro passo para fortalecer ações de combate ao trabalho infantil.
De acordo com o relatório, nenhum trabalho infantil é considerado seguro, pois compreendem riscos específicos que os tornam perigosos. E “quanto mais perigosa a atividade, mais extremas são suas conseqüências”, diz trecho do levantamento. Como exemplos de riscos, a OIT cita o trabalho que expõe a criança ao abuso físico, psicológico ou sexual; ou ainda aqueles que envolvam o manuseio ou transporte de muito peso, entre vários outros itens.
Ensino básico
A CNM orienta que a Educação é o melhor investimento possível. A OIT revela que ao menos 140 milhões de crianças até de 15 anos não estão matriculados em escolas no mundo inteiro, o que pode acarretar mais casos de trabalho infantil.
Veja abaixo o recado da OTI para o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil:
“Junte-se a nós no dia 12 de junho de 2011!
O Dia mundial Contra o Trabalho Infantil promove a sensibilização e ação para resolver este problema social. O apoio ao Dia Mundial tem crescido a cada ano. Em 2011 nós esperamos que o Dia Mundial seja amplamente apoiado por governos, organizações de empregadores e de trabalhadores, agências das Nações Unidas e todos aqueles preocupados com a prevenção e eliminação do trabalho infantil perigoso.
• Nós esperamos que você e sua organização participem do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil de 2011.
• Junte-se a nós e una sua voz ao movimento mundial contra o trabalho infantil.
• Para mais informações, contate ipec@ilo.org - www.oit.org.br/ipec
Outras formas de trabalho infantil especificadas pela lista das piores formas de trabalho infantil especificadas pelas normas da OIT são formas análogas da escravidão, exploração sexual e uso do trabalho de crianças em atividades ilícitas”.
Agência CNM, com informações da OIT