Notícias
24/07/2013
Desenvolvimento: publicações orientam gestores sobre implementação de iniciativas
Orientar os gestores municipais sobre a elaboração de projetos, a mobilização e comunicação social e os mecanismos de coordenação local é o objetivo das publicações do Projeto CapaCidades. Lançados durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano, os três livros abordam iniciativa pioneira no Brasil, viabilizada pela parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
As ações do projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local – a partir das realidades – foram desenvolvidas nos Municípios de Abaetuba (PA), Barbalha (CE), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG) entre 2009 e 2012.
Durante o projeto piloto, a CNM e o PNUD promoveram metodologias, com base na pesquisa-ação e no processo de implementação do projeto. Utilizando abordagens múltiplas e interdisciplinares, o projeto congregou participantes das administrações municipais, do setor privado e da sociedade civil. De acordo com presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os gestores podem utilizar os cadernos, com enfoque na realidade local, e aplicar as práticas. O material pode beneficiar bastante na gestão social dos Municípios.
- Elaboração de Projetos: apresenta as etapas de elaboração de projeto e sua formalização e encaminhamento, além de apresentar uma lista de instituições financiadoras e um modelo de projeto aprovado. Estruturado em forma de guia, este caderno teve como base o curso de elaboração de projetos que foi ministrado para mais de 90 pessoas nos Municípios onde o projeto foi implementado.
- Mobilização e Comunicação Social: o Projeto CapaCidades estimulou modelos de engajamento social e aprofundou a comunicação entre os diferentes grupos. O caderno Mobilização e Comunicação Social discute a gestão da informação e o papel do facilitador, bem como a mobilização de atores locais. Explica ainda o que é um plano de comunicação e orienta os gestores sobre diferente métodos de participação.
- Mecanismos de Coordenação Local: avalia os arranjos institucionais de gestão de processos de participação e mobilização social. Também analisa os canais de interação estabelecidos dentro do Projeto CapaCidades. Os arranjos municipais contribuem para a construção de espaços propícios ao diálogo e à negociação.
Veja o livro Elaboração de Projetos aqui, o Mobilização e Comunicação aqui e o Mecanismos de Coordenação aqui
Leia também:
A Revista Capacidades
O Diagnóstico municipal participativo para o desenvolvimento humano local
Monitoramento e avaliação participativa de ações municipais
Soluções integradas