Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Desenvolvimento Humano no Brasil: premiação busca bons artigos sobre o tema

Notícias

03/02/2015

Compartilhe esta notícia:

Desenvolvimento Humano no Brasil: premiação busca bons artigos sobre o tema

Educação IntegralGestores públicos, acadêmicos, pesquisadores, graduados, pós graduados, estudantes de pós graduação e demais interessados podem participar do Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Trata-se de um concurso de artigos que visa fomentar a reflexão crítica e a participação qualificada no debate sobre o desenvolvimento humano brasileiro e sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O concurso é feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP). As inscrições são feitas com o envio do próprio artigo até o dia 25 de fevereiro para o e-mail atlas@pnud.org.br.  

Quatro eixos podem ser temas dos artigos: o desenvolvimento humano nos Municípios; desenvolvimento humano nas Macrorregiões e Unidades Federativas; o desenvolvimento humano nas Regiões Metropolitanas; e o desenvolvimento humano nas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs). O primeiro colocado de cada eixo temático receberá R$ 3 mil e terá a publicação do artigo em um livro da Série Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que é interessante participar desse tipo de concurso a fim de apresentar com mais detalhes as nuances e os desafios enfrentados a nível municipal. Isso contribue para as discussões e análises nacionais e internacionais.

Desenvolvimento humano
A atuação do PNUD no monitoramaneto do desenvolvimento humano ocorre globalmente desde 1990, por meio dos Relatórios sobre o Desenvolvimento Humano. Em 2014, o tema da publicação foi “Sustentando o Progresso Humano: Redução da Vulnerabilidade e Construção da Resiliência”.  Em anos anteriores, foram abordados temas como a sustentabilidade e a equidade (2011), mobilidade humana (2009), mudanças climáticas (2007-8) e objetivos de desenvolvimento do milênio (2003).

Também são produzidos relatórios regionais (incluindo da América Latina) e nacionais. No Brasil, a avaliação inclui o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o qual abrange indicadores de longevidade, educação e renda.

Acesse aqui o edital do concurso



Notícias relacionadas