Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Delegação brasileira participa de institucionalização do Foral CPLP

Notícias

09/04/2009

Compartilhe esta notícia:

Delegação brasileira participa de institucionalização do Foral CPLP

CNM


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), gestores municipais e diplomatas brasileiros estiveram presentes no II Encontro de Governos Locais Lusófonos, realizado em Lisboa – Portugal, na última semana de março. Na ocasião, foi instaurado o Fórum de Autoridades Locais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Foral CPLP) e definidas as diretrizes e o formato do Fórum. A participação dos brasileiros, coordenada pela CNM, foi de suma importância neste processo.

 

O Fórum é um espaço criado para que as autoridades e os cidadãos que têm o Português como Língua oficial possam interagir e ganhar voz dentro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A institucionalização do Foral CPLP representa um momento histórico em que as autoridades locais de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste, consolidam sua posição de protagonistas de seus desenvolvimentos futuros.

 

Em meio às atividades formais do Foral CPLP, a delegação brasileira participou de reuniões com diversas contrapartes, tais como representações diplomáticas na cidade e organizações internacionais, e representou os interesses municipais brasileiros.

 

Avaliação da CNM

Para CNM, o evento representou um avanço significativo para a coordenação das ações entre os governos locais dos oitos países de Língua Portuguesa, onde foram aprovados os documentos fundamentais do Foral CPLP. O objetivo é incrementar os três eixos da CPLP - político; cooperação internacional; valorização do idioma e promoção cultural - com a força do poder local.

 

Durante o Fórum, os participantes foram lembrados que o irmanamento entre os munícipes é o primeiro passo para a cooperação internacional, sendo importante a elaboração de um plano estratégico conjunto para as cidades irmanadas, visando ao desenvolvimento de ambos.

 

A CNM apóia qualquer atividade internacional relevante para os municípios no âmbito da CPLP. Para isso, solicita informações acerca de projetos de cooperação internacional ou irmanamentos com cidades dos países de Língua Portuguesa, a fim de orientar os municípios na inserção internacional e buscar a promoção destes dentro do intuito do Fórum. A Missão Diplomática Brasileira junto à CPLP manifesta-se, ainda, como ponto de apoio a visitas e demais ações de municípios brasileiros em Portugal, ou em outros dos países de língua portuguesa.


Municípios brasileiros na CPLP

Os municípios brasileiros despertam interesse crescente nos outros países de Língua Portuguesa uma vez que o Brasil ocupa posição de potência regional, e conta com 197 do total de 230 milhões de falantes do Português em todo o mundo. Com a coordenação da CNM, estes municípios assumem o papel de promover a cooperação com o poder local desses oito países.

 

São exemplos de desenvolvimento de integração entre municípios brasileiros e demais países da CPLP o irmanamento entre as cidades: Goiás Velho (GO) e Serra da Estrela (Portugal) - nas áreas de cinema e meio-ambiente –; Castelo (PI) e Marvão (Portugal) - em turismo –; Santo André (SP) e São Nicolau (Cabo Verde) – nas áreas de cultura, educação, economia -, entre outros.

Acesse aqui os documentos formulados no Fórum:


Documento Constitutivo


Declaração de Lisboa


Estatuto do Foral CPLP


Linhas Gerais de Atuação


Informe a CNM sobre seus projetos internacionais com países da CPLP ou sobre irmanamento com cidades de língua portuguesa: cnminternacional@cnm.org.br ou (61) 2101-6009

 

Informe a Missão Diplomática Brasileira junto à CPLP sobre sua viagem a algum dos países de língua portuguesa: missao@brasilcplp.org ou +351 21 356-8360 / 8361 / 8370 (Geral) e +351 21 357-3027 (Fax)


Leia mais sobre o tema:


Gestores municipais participarão do Fórum dos Países de Língua Portuguesa

Gestores podem participar de Fórum Internacional em Portugal


Saiba mais sobre o irmanamento das cidades de Castelo e Marvão

 


 

 


Notícias relacionadas