Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dados dos Municípios de Fronteira são apresentados pela CNM durante reunião

Notícias

24/07/2012

Compartilhe esta notícia:

Dados dos Municípios de Fronteira são apresentados pela CNM durante reunião

Igeo / UFRJO Relatório Final do I Encontro dos Municípios de Fronteira da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi apresentado durante a III Reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF). O encontro ocorrido no início deste mês de julho pautou temas importantes para os Municípios da região fronteiriça. 

Durante a reunião, o Ministério da Integração Nacional solicitou aos presentes que enviassem dados sobre a situação da Faixa de Fronteira para ajudar na construção do Plano Brasil Fronteira. A intenção do ministério é apresentar o programa a presidente da República, Dilma Rousseff, ainda este ano. 

A CNM participa como convidada na Comissão Permanente. No entanto, é uma das poucas instituições que possui informações consistentes sobre a região – dados obtidos por meio do projeto I Encontro dos Municípios de Fronteira desenvolvido pela Confederação. E o documento foi apresentado para a CDIF como contribuição da entidade para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos fronteiriços. 

A possibilidade de contratação de médicos estrangeiros pelos Municípios fronteiriços e a cooperação internacional de Municípios na área de Educação foram alguns dos destaques do debate. E, ao abrir a reunião, a senadora Ana Amélia (PP-RS) fez um alerta sobre a importância dos freeshop na região. Na ocasião, ela sugeriu a implantação de tarifa doméstica para vôos entre os Municípios de fronteira, assim como chamadas telefônicas locais entre os Municípios dos diversos países localizados nessa região. 

A problemática da infraestrutura urbana e a dificuldade para realizar investimentos para obras de integração também foram assuntos debatidos. O foco foi para a decisão – de alguns órgãos de controle – de não permitir aplicação de verba além das fronteiras nacionais. A medida inviabiliza projetos que podem sanar dificuldades cotidianas, como a construção de pontes ou a pavimentação de estradas. 

Ag. CNMAções da CNM
Entre as atividades do projeto Fronteiras em Debate, a CNM promoveu quatro encontros com gestores locais da região fronteiriça: em Santana do Livramento (RS), Foz do Iguaçu (PR), Corumbá (MS) e Boa Vista (RR). As informações coletadas foram sistematizadas e analisadas no relatório final. 

Desde a sua publicação em 2008, o relatório tem promovido avanços, ao servir como documento de posição dos Municípios brasileiros para as questões de fronteira. Algumas das propostas foram acatadas, como a própria criação da Comissão Interministerial para priorizar a fronteira na estratégia de desenvolvimento do governo federal e a criação dos Comitês Binacionais de Fronteira.

Propostas de melhoria
O relatório apontou outras propostas de melhoria, como por exemplo: a integração nas políticas de Saneamento Básico ou o aumento de contingente policial na região, com treinamento para tratar dos problemas específicos de violência Para a CNM, estas questões ainda estão longe de ser concretizadas. 

A CNM não parou por aí, e dando continuidade às ações de diagnóstico da realidade dessa região lançará em breve uma sessão especial do Observatório do Crack para Municípios da Faixa de Fronteira.

           * Acesse o portal Observatório do Crack  
           * Baixe o relatório final do I Encontro dos Municípios de Fronteira aqui

 


Notícias relacionadas