Notícias
27/09/2011
Corumbá será sede de encontro do Comitê de Fronteira Bolívia-Brasil
CNM
A prefeitura de Corumbá (MS) tem apoiado o Comitê de Fronteira Bolívia-Brasil e o próximo encontro do grupo de trabalho será no Município. De acordo com o prefeito, Ruiter Cunha de Oliveira, envolver a sociedade nos debates e ajudar a coordenar o evento são algumas tarefas desenvolvidas no âmbito do encontro.
Ruiter esclareceu que, entre os temas da programação, o Comitê deve debater assuntos de Turismo, Desenvolvimento e Segurança Pública. E, apesar de a prefeitura apoiar o evento e participar das plenárias, o encontro é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o governo, o objetivo principal é definir medidas de estímulo ao Turismo e multiculturalismo em ambos os países para fortalecer o intercâmbio cultural e evitar o agravamento da violência na região. Os aspectos de combate ao tráfico de drogas e de pessoas, os temas de imigração ilegal, a defesa civil e os setores de Saúde e Educação também devem ser analisados.
Programas de cooperação
O Ministério da Cultura da Bolívia informou que haverá programas de cooperação mútua, livre circulação e preservação do patrimônio cultural. Para estimular a participação da sociedade, serão promovidos projetos de difusão da dança, das artes e do teatro.
Corumbá é uma região fronteiriça, considerada uma área delicada por causa de disputas territoriais, confrontos entre suspeitos de tráfico de drogas e forças policiais. “Temos bastante problemas”, reconhece o prefeito.
Da Agência CNM, com Agência Brasil