Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Contran torna obrigatório uso do simulador de direção

Notícias

23/07/2015

Compartilhe esta notícia:

Contran torna obrigatório uso do simulador de direção

23072015_simulador_ebcO Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na última segunda-feira, 20 de julho, a portaria que torna obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos centros de formação de condutores. A volta da obrigatoriedade foi um pedido dos Departamentos de Trânsito de todo o País.

Com a mudança, os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria serão obrigados a fazer, no mínimo, cinco horas/aula de simulação, sendo uma com conteúdo noturno.

As aulas deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas. Inicialmente, a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. Numa segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Preço da habilitação deve aumentar
Os centros de formação ressaltam que os simuladores devem encarecer em até 30% o preço da habilitação, que hoje está em aproximadamente R$ 1.300,00 para categoria B. As empresas também alertam que o simulador pode até melhorar o desempenho do aluno, mas não irá resolver os problemas do trânsito. 

Já o Contran informou que a exigência já reduziu o número de acidentes em estados como o Rio Grande do Sul, que já exigia as aulas nos simuladores. Os Centros de Formação de Condutores têm até dia 31 de dezembro para se adaptarem às novas regras.  Os DETRANs declararam que irão intensificar a fiscalização nas autoescolas para garantir a aprovação de 60% dos alunos nos exames teóricos e práticos para renovar as licenças das autoescolas.


Notícias relacionadas