Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Conselho Mundial da Organização de Cidades e Governos Locais Unidos debate agenda global para 2015

Notícias

27/11/2014

Compartilhe esta notícia:

Conselho Mundial da Organização de Cidades e Governos Locais Unidos debate agenda global para 2015

DivulgaçãoReunião do Conselho Mundial da Organização de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) ocorreu nesta quarta-feira, 26 de novembro, em Haikou, na China. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), filiada à CGLU, informa os principais assuntos debatidos no encontro, que enfocou a agenda global para os governos locais em 2015 – considerado um ano sem precedentes em termos de concentração de tomada de decisões internacionais. 

Autoridades locais e regionais de mais de 49 países participaram da reunião, que contou com pelo menos 400 representações. Na ocasião, o Conselho Mundial celebrou a consolidação do grupo de trabalho mundial, a Global TaskForce, como o mecanismo conjunto que reúne todas as organizações de governos locais e regionais e seus sócios. Além disso, uma parceria da CGLU com a União Europeia foi estabelecida para iniciar no próximo ano, marcando uma nova etapa de relações institucionais da organização. 

Para 2015, a agenda internacional contará com numerosos eventos, como a Conferência Beijing+20 sobre Igualdade de Gênero; a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015; a III Conferência Mundial sobre Redução do Risco de Desastres, no Japão; o VII Fórum Mundial da Água, na Coreia do Sul, a Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento; e a COP 21 sobre mudanças climáticas em Paris. A importância da representação de delegações da CGLU em todos esses eventos foi enfatizada, para garantir a participação de cidades e governos locais no desenvolvimento da agenda global e na preparação para a Habitat III

A Habitat III está marcada para 2016 e será a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Ela também será a primeira conferência global após a definição da Agenda de Desenvolvimento pós-2015 e, por isso, possui grande importância na definição de novos caminhos na urbanização e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O objetivo da conferência é criar uma Nova Agenda Urbana para o Século XXI que reconheça as mudanças constantes na dinâmica da civilização humana. 

A CGLU tem concentrado esforços na preparação para a Habitat III, considerando esse um momento crucial para o reconhecimento de autoridades locais como sócios na definição da agenda global de urbanização constante. Além disso, será uma oportunidade para enfatizar a necessidade de uma mudança de governança das agências que trabalham diretamente com temas que dizem respeito ao interesse local. Nesse contexto, a reunião do Conselho Mundial da CGLU também decidiu convocar a Segunda Assembleia Mundial de Cidades e Autoridades Locais (AMCAL), a ser realizada no marco da conferência em 2016. 

Ainda nas reuniões da CGLU dessa semana, o prefeito de Quito (Equador) Mauricio Rodas foi eleito co-presidente para reforçar a presença da organização na América Latina. Em 2015 a reunião do Bureau Executivo da organização será realizado no Brasil, na cidade em Porto Alegre. A importância do encontro em Haikou também foi reforçada pela marca do décimo aniversário da CGLU, que foi comemorado em maio. 

Confira aqui o veja aqui o vídeo comemorativo pelos 10 anos da CGLU. 

 


Notícias relacionadas