Notícias
25/05/2017
Conheça os representantes da CNM na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Foi divulgada nesta quinta-feira, 25 de maio, a relação dos indicados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que irão compor a Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os presidentes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e da Associação dos Munícipios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, serão os representantes do movimento municipalista.
Patriota faz parte do Conselho Político ampliado da CNM. O presidente da Amupe já foi vereador por três mandatos e vice-prefeito do Município de Afogados da Ingazeira (PE). Em 2012, foi eleito prefeito da mesma cidade e reeleito para a gestão de 2017 – 2020. Durante sua trajetória política, liderou o monitoramento semanal das ações consideradas estratégicas e prioritárias, que teve como objetivo promover o alinhamento entre as lideranças Municipais e melhorar a eficácia e a eficiência de iniciativas consideradas estratégicas e prioritárias.
A iniciativa foi reconhecida como experiência inovadora em Gestão Municipal pelo MuniCiência, programa da CNM. Patriota também ocupou o cargo de Secretário Estadual de Articulação Regional do Governo de Pernambuco. O municipalista possui formação em serviço social. Além de ser presidente da AMP, Micheletto é o 2º vice-presidentes da CNM e prefeito reeleito do Município de Assis Chateaubriand (PR). Ele foi ainda presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Ao longo de sua vida pública, lutou por diversas causas. Entre elas, a de energias renováveis. Nesse sentido, o municipalista trabalhou intensamente para que a sede da AMOP fosse um modelo de sustentabilidade. Ainda ajudou na criação do programa Oeste em Desenvolvimento. Micheletto possui formação em Gestão Imobiliária.
Sobre a Comissão
Composta por oito atores governamentais e oito da sociedade civil, a comissão possui a missão de internalizar, difundir e dar transparência ao processo e implementação da Agenda 2030. Entre suas atribuições destaca-se propor estratégias, sugerir novos instrumentos, políticas públicas e monitorar o seu desenvolvimento.
Sobre os ODS
Os ODS são uma sucessão dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), agenda desenvolvida entre 2000 e 2015, e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da geração atual sem prejudicar a geração futura. Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, quatro dimensões: a econômica, a social, a ambiental e a institucional, aspectos que compõem a gestão municipal.
Confira aqui a Portaria com a relação dos representantes.
Leia mais: