Notícias
24/04/2009
Congresso internacional abordará o tema transporte público
CNM
As inscrições para o 3º Congresso Mundial da rede de municípios Cities for Mobility começaram no dia 17 de abril e vão até 30 de maio. O evento, sediado em Stuttgart, na Alemanha, terá foco na Mobilidade Urbana, mais precisamente nas questões que envolvem o transporte público. Intitulado por Mobilidade Socialmente Inclusiva – Acesso para Todos, o congresso está marcado para os dias 14 e 17 de junho.
Todos os prefeitos e demais gestores municipais estão convidados a prestigiarem o evento e discutir o assunto junto com representantes do setor privado, universidades, ONGs e pessoas interessadas no temática do evento. Não há nenhuma cobrança para a participação no congresso e a tradução para o Português é simultânea.
Três questões vão dar subsídio aos debates no encontro: o primeiro deles, Como enfrentar os desafios cotidianos da mobilidade nas nossas cidades?; depois, Como motivar os jovens a utilizar meios de transporte não motorizados?; e por último, Como garantir os serviços de transporte em uma sociedade que envelhece?.
A segurança dos transportes e as benfeitorias trazidas pelo tráfego motorizado e não-motorizado pautarão os trabalhos do congresso, onde também serão discutidas o acesso ao transporte para pessoas com dificuldade de locomoção, a segurança para pedestres e ciclistas - especialmente crianças – e o papel do transporte no combate à exclusão social e à pobreza.
Indicação da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda a participação dos gestores municipais no Cities for Mobility, por constituir-se numa oportunidade de troca de ações e conhecimentos na área de mobilidade urbana e ainda de fortalecer os laços de cooperação entre os gestores envolvidos nesta temática, o que facilita o início de propostas de projeto em conjunto com outros países.
Além do mais, o encontro oferecerá oportunidades de reforçar a cooperação internacional, sempre frisada pela CNM. Pois, lá os participantes poderão fortalecer o município que representa na rede municipalista internacional e acrescentar contatos à sua administração, isso sem contar com a promoção do município.
Mais do que debates
As experiências e aprendizados não serão conquistados somente com os debates. Os presentes poderão participar de sessões e oficinas para conhecer projetos implementados com sucesso e após o encontro levar esses conhecimentos aos demais gestores locais brasileiros.
Haverá também visita a museus da Porsche e Mercedes-Benz e a projetos de mobilidade interessantes em Stuttgart, um município exemplo pelo bem sucedido serviço de transporte. O município alemão conta com o city-tour de Pedelecs - bicicletas que se movimentam com ajuda elétrica.
Eventos anteriores
A CNM participou, em 2008, da 2º edição do Cities for Mobility, que contou com a presença de especialistas em tráfego, prefeitos, representantes do setor privado, da comunidade científica e de ONG’s de 30 países.
Os acordos lá estabelecidos entre as prefeituras de Stuttgart e as de Belo Horizonte e Porto Alegre resultaram em alianças para o desenvolvimento dos dois municípios brasileiros que receberam dicas para fortalecer e estruturar o transporte local antes da Copa do Mundo de Futebol em 2014, quando os dois entes serão cenários de jogos, assim como Stuttgart foi na Copa de 2006.
Fontes de experiência
O Serviço de Informação Europeu sobre Transporte Local funciona como uma espécie de banco de informações. Nele, os interessados podem ter acesso à experiência na mobilidade urbana e incentivar o uso da estrutura cicloviária nos centro urbanos.