Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Congresso debaterá transporte público e CNM apóia o tema

Notícias

16/01/2009

Compartilhe esta notícia:

Congresso debaterá transporte público e CNM apóia o tema

CNM

 

A cidade de Stuttgart, na Alemanha, será palco, entre os dias 14 e 17 de junho de 2009, do Terceiro Congresso da rede de municípios “Cities for Mobility”, que trata de questões a respeito do tema ‘mobilidade urbana’. O evento é direcionado aos municípios, a empresas privadas, universidades, ONG’s e pessoas interessadas em transporte público.

 

Este ano, as discussões do congresso estarão voltadas à reflexão sobre oportunidades de mobilidade para usuários de tráfego motorizados e não-motorizados, além de debates sobre segurança em transporte. Na pauta do evento, tópicos como melhor acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, segurança para pedestres e ciclistas - especialmente crianças - até o papel do transporte no combate à exclusão social e à pobreza.

 

No ano passado, o evento reuniu participantes de mais de 30 países em Stuttgart. Estavam presentes especialistas em tráfego, prefeitos, representantes do setor privado, da comunidade científica e de ONG’s. Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) também marcaram presença.


Para maiores informações sobre o congresso deste ano, interessados podem acessar o site da rede.


Oportunidade para cooperação
Segundo a área de Assessoria Internacional da CNM, encontros como estes são uma excelente oportunidade para se estabelecerem contatos, trocar experiências e traçar conversas iniciais sobre cooperação entre municípios de diferentes países. O objetivo é fazer com que as discussões sobre o setor de transporte nos municípios sejam aprofundadas.


Resultado desses esforços, por exemplo, foram obtidos - durante o último encontro - com a assinatura de acordos de cooperação entre as prefeituras de Stuttgart e as de Belo Horizonte e Porto Alegre. Os dois municípios brasileiros - filiados à CNM -, reconhecendo a bem-sucedida experiência em controle de tráfego da cidade alemã ao sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2006, esperam receber dicas valiosas e aprender com Stuttgart formas de fortalecer e estruturar seus sistemas de transporte. Os dois municípios serão sede da Copa em 2014 no Brasil.


Outras importantes experiências em mobilidade urbana podem ser encontradas no banco de experiências do Serviço de Informação Europeu sobre Transporte Local tem o objetivo de apoiar e dar assistência técnica aos municípios que não possuem estrutura cicloviária, incentivando políticas públicas que gerem a sua implantação.

 

Para buscar mais avanços, a CNM tem buscado uma série de parcerias no campo de mobilidade urbana sustentável e verifica possibilidades de intensificar suas atividades relacionadas ao tema. Nesse sentido, estuda-se a possibilidade de um evento nacional sobre o tema.

 

A Confederação reuniu-se, por exemplo, nesta quarta-feira, 15 de janeiro, com representantes do Instituto Pedala Brasil (IPB) e do Grupo Smart para o início de conversas sobre possíveis parcerias no futuro.

 

Instituto Pedala Brasil e Grupo Smart

O Instituto Pedala Brasil (IPB) é uma entidade sem fins lucrativos com intenção de promover o uso da bicicleta como meio de transporte no país por meio de campanhas publicitárias e educativas que ressaltem as qualidades do veículo, além de realizar seminários para profissionais de trânsito, transportes e mobilidade urbana. O instituto tem o objetivo de apoiar e dar assistência técnica aos municípios que não possuem estrutura cicloviária, incentivando políticas públicas que gerem a sua implantação.

 

Já o Grupo Smart (Sustainable Mobility & Accessibility Research & Transformation) é um projeto do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas e Soluções para a Sociedade da Universidade de Michigan (CARSS) que trabalha com parceiros locais e internacionais em uma série de atividades como pesquisas, estudos, treinamentos, intercâmbio de experiências, em busca de soluções para problemas de transporte em regiões municipais.

 


Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717

 

 


Notícias relacionadas