Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Confederação participa de reunião do Conselho Nacional de Cidades

Notícias

05/11/2014

Compartilhe esta notícia:

Confederação participa de reunião do Conselho Nacional de Cidades

Pref. Joiniville/SCA Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem acompanhado a temática de mobilidade em diversos eventos que participa. Um deles foi a 42ª edição do Conselho Nacional de Cidades (ConCidades). No encontro, o comitê de mobilidade se reuniu para discutir assuntos como a Lei de Mobilidade Urbana 12.587/12, a participação da União na construção de políticas destinadas ao transporte e a redução de acidentes no trânsito.

O ConCidades é composto por 86 representantes de órgãos, com direito à voto. A CNM possui dois titulares votantes e dois suplentes, além dos técnicos de cada área que acompanham as reuniões e auxiliam a participação no conselho. O objetivo do grupo é formular e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e metropolitano.

Como pauta, foi discutida a atuação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e os investimentos que estão sendo feitos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ainda, a situação do orçamento de custeio, dificuldades encontradas na gestão da companhia e estratégias para avanço.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a criação de um grupo, responsável por elaborar documento com a visão sobre o papel da CBTU na política de mobilidade urbana. A partir disso, foram definidos os seguintes temas: a campanha de divulgação da Lei de Mobilidade Urbana; o papel da União no sistema metro-ferroviário brasileiro e Paz no Trânsito.

Sobre o Conselho

Instituído em 2004, o ConCidades é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura básica do Ministério das Cidades. Ele atua de acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e tem como propósito formular e executar políticas urbanas de forma integrada, visando o desenvolvimento urbano do país.


 


Notícias relacionadas