Notícias
02/12/2015
Confederação veste a camisa e apoia campanha mundial de combate à violência de gênero
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem realizado, ao longo das últimas semanas, um conjunto de ações em apoio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O movimento internacional é defendido pelas Nações Unidas e busca chamar atenção para os diversos abusos que o público feminino enfrenta diariamente. No slogan da campanha da ONU, um apelo ao público: "Una-se pelo fim da violência contra as mulheres".
Desde o dia 20 de novembro, a Confederação tem engajado os gestores municipais de todo o Brasil com a ação Vista a camisa e Torne o Mundo Laranja. Diversos canais de comunicação foram utilizados para explicar o motivo do movimento global. O site da entidade recebeu um banner dinâmico e as redes sociais foram alimentadas com diversas postagens a respeito da violência de gênero.
A Confederação também contou com o apoio de seus colaboradores que vestiram a camisa do movimento e foram ao trabalho de laranja no dia 25 de novembro. Uma foto com toda a equipe marcou o Dia Laranja na entidade.
Dia Laranja
Essa data marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. Em parceria, a CNM e a ONU também convidaram os gestores locais a desenvolver ações no dia 25 de novembro. A sugestão era que fossem organizadas atividades locais vestindo camisa laranja.
Para as Nações Unidas, a cor laranja é vibrante e otimista, e por isso foi escolhida como símbolo de um futuro livre de violência. Portanto, no Dia Laranja, a ideia era mobilizar toda a sociedade pela prevenção de qualquer tipo de violência contra elas.
Ações locais
Como resultado desse convite, Municípios de Pernambuco e do Rio Grande do Norte se organizaram e desenvolveram ações. As cidades são parceiras da CNM na execução do Projeto Mulheres Seguras. Essa iniciativa tem como proposta justamente aumentar a segurança das mulheres nos espaços públicos e também oferecer maior rede de assistência àquelas que sofrem violência doméstica e familiar.
Saiba mais sobre o movimento
O movimento 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criado pelo Women's Global Leadership Institute, em 1991. A mobilização acontece todos os anos e é praticada por diversos atores da sociedade civil e do poder público. No Brasil, os 16 dias de ativismo também engloba o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, que destaca a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras.
Saiba mais sobre o Projeto Mulheres Seguras