
Notícias
31/10/2016
Confederação vai apresentar projeto sobre os ODS em Lisboa nesta semana
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai participar do Seminário Autarquias Locais Rumo a 2030: Diálogos para o desenvolvimento nos dias 3 e 4 de novembro em Lisboa, Portugal. O evento faz parte de uma iniciativa que busca incentivar ações de educação para o desenvolvimento das autoridades locais.
O encontro também pretende estimular iniciativas de suas associações das autoridades locais para apoiar processos de diálogos construtivos e ativos voltados à promoção do cumprimento de compromissos de desenvolvimento internacionais. A CNM será representada pelo prefeito do Município catarinense de Taió e primeiro tesoureiro da entidade, Hugo Lembeck.
O evento é uma iniciativa do Instituto Marquês de Valle Flôr, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, no âmbito do projeto “Redes para o Desenvolvimento, Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente”. O Projeto é co-financiado pela Comissão Europeia e apoiado pelo Camões – ICL.
Projeto Localizando os ODS
Durante o encontro, Lembeck vai apresentar o projeto desenvolvido pela CNM para a localização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS. A ação teve início em agosto deste ano e busca localizar os ODS nos Municípios brasileiros. A iniciativa é uma parceria entre a Confederação e a iniciativa ART-Pnud. O projeto terá duração inicial de um ano e busca auxiliar os prefeitos no processo de alcançar as metas propostas nesta Agenda.
O projeto também visa capacitar os gestores locais para integrar os ODS em seus planos de governo. Ainda tem a intenção de lançar guias para localização dos Objetivos nos Municípios para sua inserção nos Planos Municipais e compartilhamento de boas práticas de outras ações globais do Pnud. Na primeira semana do Seminário com os novos gestores foi apresentada a cartilha de lançamento do projeto.
Agenda 2030
A Agenda 2030 corresponde ao conjunto de programas, ações e diretrizes que servirão como guia para os trabalhos que serão desenvolvidos pelas Nações Unidas e seus países membros para a promoção do desenvolvimento sustentável no período 2016-2030. As negociações de construção da Agenda terminaram em agosto de 2015, tendo como resultado a proposição de 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para o alcance desses Objetivos.
Projeção Internacional
No mês de outubro, a América do Sul foi palco de importantes eventos internacionais. A CNM esteve presente apresentando o Projeto de Localização dos ODS. Entre os dias 10 e 15, foram realizadas a Reunião dos Membros da Flacma e a Assembleia Mundial de Governos Locais, em Bogotá, Colômbia.
Na semana seguinte, entre os dias 17 e 20, aconteceu a Habitat III, em Quito, Equador. O evento é a conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Notícias relacionadas


