Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Confederação promove encontro para discutir o planejamento urbano no Brasil

Notícias

27/02/2015

Compartilhe esta notícia:

Confederação promove encontro para discutir o planejamento urbano no Brasil

Ag. CNMNa última quinta-feira, 26 de fevereiro, técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e especialistas internacionais em planejamento urbano estiveram reunidos na sede da entidade, em Brasília. O objetivo do encontro era debater o desenvolvimento territorial no Brasil e proporcionar a troca de experiência com outros países.

Entre os pontos discutidos, destaque para a inclusão da perspectiva de gênero no desenvolvimento e implementação de políticas urbanas no Brasil. Como mencionado pelos participantes, os foros de discussão sobre a temática não costumam abordar a diferença real entre o gênero feminino e o masculino.

Um exemplo disso foi apresentado pelo Gestor de Diversidade e Envolvimento com a Comunidade da Prefeitura de Toronto no Canadá, Augusto Mathias. Ele questionou o desenho dos banheiros públicos em muitos países. Apesar de o movimento ser maior nos banheiros femininos, com filas constantes, a área é do mesmo tamanho do banheiro masculino.

Sua fala foi complementada pela Coordenadora de Gender Hub of Habitat Universities da ONU Habitat, Ana Falú. Ela destacou a necessidade de rever o planejamento urbano a partir de uma perspectiva de gênero. Na ocasião, ressaltou que as cidades não são percebidas nem usadas da mesma maneira por homens e mulheres.

Quem participou

Além dos dois nomes, estiveram presentes no encontro a coordenadora da Rede Mulher e Hábitat da América Latin, Olga Segovia; e a diretora do Programa International City Leaders Foundation, Prabha Khosla.

Todos eles participaram no dia 25 de fevereiro do Seminário Internacional de Compartilhamento de Práticas e Conhecimentos, organizado pela CNM em Brasília. O intuito era discutir políticas públicas e colaboração entre governos e sociedade civil para o enfrentamento da violência contra as mulheres.

Saiba mais sobre o seminário aqui





Notícias relacionadas