Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Confederação participa de evento internacional que discute as mudanças climáticas

Notícias

22/09/2015

Compartilhe esta notícia:

Confederação participa de evento internacional que discute as mudanças climáticas

Alcaílda Mayor BogotáA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do Encontro das Américas frente à Mudança Climática, em Bogotá, na Colômbia. Organizado pela Prefeitura de Bogotá, o evento ocorre de 21 a 23 de setembro. O secretário da CNM e prefeito de Cumaru (PE), Eduardo Tabosa, apresentou as dificuldades dos Municípios brasileiros em conviver com a seca e as experiências públicas bem-sucedidas para que os entes municipais sejam mais includentes e mais resilientes.

O objetivo do encontro é mobilizar os Municípios da América Latina e os movimentos sociais da região para formar uma rede para impulsionar a 21.ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21). E, posteriormente, ações relacionadas à adaptação e mitigação das mudanças climáticas.

Este encontro também almeja gerar um espaço de convergência entre os cidadãos e os governos locais para reivindicar a justiça climática até a COP21. Outra meta é aumentar o grau de consciência e mobilização da sociedade sobre a mudança climática e a equidade social para gerar uma mudança cultural.

Programação
Participam do evento mais de 100 convidados internacionais em mais de 30 eventos acadêmicos, de reflexão e ação cidadã. Serão sete plenárias de autoridades e diversos eventos regionais como: Encontro do setor empresarial frente às mudanças climáticas, Encontro da rede mundial de cidades seguras e Encontro mundial da rede global de hospitais verdes.

São esperadas ainda várias ações com a sociedade civil, como dia sem carro e uso da bicicleta e dia da reciclagem.

COP21
Mudanças climáticas será o tema da COP21, marcada para ocorrer em Paris, entre novembro e dezembro. Autoridades e especialistas vão discutir a estabilização da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera em níveis tais que evitem a interferência perigosa com o sistema climático. O objetivo da conferência é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997.

A primeira menção aos entes subnacionais no contexto das negociações da COP foi feita apenas na COP18, em 2012, no Qatar, e depois reiterada na COP19 em Varsóvia, na Polônia. A CNM trabalha para que na COP21 o papel das autoridades locais seja reconhecido de maneira contundente, de forma que o texto final do novo protocolo mencione e defina formas de participações dos municípios na agenda relacionada à mudança climática.

 


Notícias relacionadas