Notícias
12/08/2016
Confederação inicia projeto de localização dos ODS nos Municípios
Este mês de agosto marca o início da parceria estabelecida entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Programa de Articulação de Redes Territoriais das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud). O intuito é por em prática o Projeto de Localização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.
Parte de uma agenda mundial, os ODS são compostos por 17 objetivos que se desdobram em 169 metas. A partir deles, são definidas ações mundiais em quatro dimensões principais: social, ambiental, econômica e institucional. Os temas envolvem desde erradicação da pobreza, segurança alimentar, igualdade de gênero até o uso sustentável dos oceanos.
O ART-Pnud busca fortalecer o papel dos Municípios brasileiros na localização desses ODS, especificamente nos sistemas de monitoramento e prestação de contas. Dentre as atividades previstas pela parceria, estão a elaboração de guias sobre o tema, o compartilhamento das experiências brasileiras no cenário internacional e capacitações para os gestores.
Apesar de serem globais, o ODS dialogam com as políticas nos âmbitos regional e local. Portanto, o engajamento Entes federados é importante para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Como explica a CNM, o diferencial do projeto se mostra na aproximação com a realidade dos Municípios. A proposta é promover ações dentro das principais necessidades e nas áreas consideradas prioritárias.
Essa consciência sobre o desenvolvimento sustentável tem sido defendida pela Confederação nos últimos anos. Além de dialogar com os gestores, a entidade mantém o tema ativo nos eventos que realiza. Na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano, houve um painel a respeito dos ODS, que contou com a presença de representantes da ONU.
Saiba mais
A iniciativa ART é um programa global do Pnud que, desde 2005, promove o desenvolvimento humano sustentável a nível local. Com o enfoque nas redes territoriais, o ART trabalha para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento nas cidades. Porém, age de forma articulada entre a dimensão local, nacional e global. Já está presente em mais de 20 países.