Notícias
30/06/2015
Confederação acompanha lançamento da campanha ElesPorElas em São Paulo
A campanha ElesPorElas, da ONU Mulheres, foi tema de um evento promovido pelo canal de televisão GNT, em São Paulo na última semana. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou os debates sobre como os homens podem se engajar nas ações pela igualdade de gênero. Quem representou a entidade foi Dalva Christofoletti, uma das fundadoras da Confederação.
Por meio de uma linguagem simples e informal, Astrid Fontenelle e Marcelo Tas comandaram uma série de bate-papos a respeito do tema. Em uma das discussões, o psicólogo Marcos Nascimento destacou a importância do apoio masculino à causa.
Segundo ele, "quando você diz que 'ajuda', você não reconhece aquela tarefa como sua. [...] não é questão de ajuda, é questão de compartilhar uma tarefa que é sua também. Não é favor”.
O objetivo geral da campanha ElesPorElas é promover a reflexão sobre a responsabilidade que homens e meninos têm para eliminar a discriminação e violência contra as mulheres. A meta é atingir 100 mil assinaturas de homens brasileiros até o fim do ano em apoio ao movimento.
Como os Municípios podem participar
Para participar da iniciativa, o primeiro passo é preencher um formulário que oficializa a adesão na campanha. Depois, a orientação é que os gestores discutam a igualdade de gênero no próprio Município.
Algumas sugestões de ações são: organizar um evento de lançamento local da campanha, falar sobre os obstáculos à igualdade de gênero em seu Município, incentivar os homens a encontrarem soluções inovadoras, apresentar programas de conscientização nas escolas, entre outros.
Mais informações
A CNM, a ONU Mulheres e outras organizações parceiras estão sempre compartilhando informações atualizadas sobre a campanha. Essas fontes também podem ser usadas como inspiração para desenvolver novas ações no Município.
Para mais informações sobre a campanha ElesPorElas, contate a Assessoria Internacional da CNM.
Confira o formulário de adesão à campanha