Notícias
30/09/2015
Comitivas da África do Sul visitam a CNM para conhecer boas práticas locais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu a visita de duas comitivas da África do Sul nesta quarta-feira, 30 de setembro. O grupo, formado por aproximadamente 15 pessoas, tinha interesse em conhecer a atuação da entidade e os projetos desenvolvidos no cenário nacional.
O encontro teve início com uma apresentação sobre o histórico da Confederação, fundada em 1980. Os visitantes puderam compreender que a entidade luta para fortalecer a autonomia municipal e consolidar o movimento municipalista.
Logo mais, a equipe da área Internacional trouxe para o diálogo sobre os Observatórios, projetos que abordam temas específicos de interesse da gestão municipal. O primeiro a ser criado foi o Observatório do Crack, que faz o acompanhamento da droga nos Municípios brasileiros desde 2010.
Durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano foram lançados outros três: o Observatório Político, o Observatório dos Lixões e o Observatório dos Desastres. As comitivas demonstraram interesse em compreender como a CNM reúne essas informações, especialmente no mapa do crack do Observatório do Crack.
Distribuição de materiais
Também foram apresentadas iniciativas como o Projeto Mulheres Seguras, realizado em parceria com a União Europeia. Sua proposta é contribuir com a construção de políticas públicas de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Ao final da reunião, os participantes receberam cartilhas e materiais técnicos da Confederação. Dentre eles, a cartilha em quadrinhos do Observatório do Crack e o Boletim Internacional.
Viagem de estudos
O grupo realiza uma viagem de estudos pelo Brasil que teve início no dia 26 de setembro e vai até o dia 2 de outubro. Além da CNM, as comitivas pretendem visitar outras organizações para conhecer boas práticas sobre relações laborais e negociação coletiva.