Notícias
11/03/2014
Comissão internacional debate avanços conquistados por mulheres no mundo
Nesta segunda-feira, 10 de março, teve início a 58ª Comissão do Estatuto da Mulher (CSW), em Nova York. O evento que vai até o dia 21 deste mês tem como tema principal analise da situação de mulheres e meninas no mundo e, especialmente, os avanços conquistados no marco dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Durante as reuniões da Comissão, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres), a Comissão de Huairou e a ONU Habitat, lançarão uma parceria mundial para a Governança Local Paritária. O objetivo é promover o desenvolvimento de redes de apoio e o intercambio de redes de mulheres da sociedade civil e de mulheres eleitas nos governos locais.
A Comissão de Mulheres da CGLU defende que em um mundo onde o processo de urbanização mundial é cada vez mais forte, a Agenda de desenvolvimento pôs 2015, necessitará abordar a Equidade de Gênero na Governança Local e a Urbanização Sustentável.
De acordo com a Comissão, pelo menos quatro noções devem ser incluídas na nova Agenda: atenção especial ao urbanismo sustentável; inclusão de um objetivo de igualdade e empoderamento de Mulheres; promoção de mais mulheres nos processos de decisão local; e aplicação de uma provisão de serviços equitativos.
CNM e União Europeia
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defende a importância para o desenvolvimento de políticas públicas de gênero e do empoderamento das lideranças políticas femininas. E em parceria com a União Europeia, a CNM lançará o projeto Municípios Seguros e Livres da Violência contra as Mulheres.
O projeto tem o objetivo de fomentar a liderança de um grupo de prefeitas, promover a cooperação com a sociedade civil para o combate à violência contra as mulheres, e estimular a criação de leis e políticas locais para a construção de espaços públicos mais seguros para as mulheres.