Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM representa os Municípios brasileiros em Congresso Mundial

Notícias

01/10/2013

Compartilhe esta notícia:

CNM representa os Municípios brasileiros em Congresso Mundial

Logo“Imaginar a sociedade, construir a democracia” será o tema da Cúpula Mundial de Líderes Locais e Regionais, que é o 4º Congresso da rede mundial Cidades e Governos Locais Unidos. O evento, que ocorre a cada três anos, será promovido entre os dias 1 e 4 de outubro de 2013, em Rabat, no Marrocos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) será representada no evento pelo presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Antônio Iran de Souza Lima.

São esperados cerca de 3000 participantes procedentes de 100 países e representando organizações internacionais e instituições financeiras, organizações da sociedade civil e do setor público e privado.

O evento representa uma oportunidade única para definir a visão e a agenda das cidades e regiões para o século XXI, mobilizando um grande número de responsáveis políticos em âmbitos locais, regionais, nacionais e mundial. Também é esperado animar os membros da CGLU de diferentes continentes a estreitar relações, bem como promover um modelo de trabalho da rede mundial que seja mais interativo, participativo e dinâmico. Serão celebrados também os 100 anos do movimento municipalista internacional, que nasceu em 1913, quando foi criada a União Internacional das Cidades.

Estratégias para o futuro
Durante as reuniões do Escritório Executivo, do Conselho Político e da Assembleia Geral, serão definidas as prioridades estratégicas da CGLU para os próximos 3 anos. Os participantes também poderão visitar uma feira de exposições: a Expo de Rabat. Nesta, sócios da CGLU, doadores, organizações internacionais, o setor privado e associações da sociedade civil estarão apresentando suas atividades e programas em stands. Além disso, breves apresentações sobre boas práticas e experiências inovadoras serão organizadas na Expo.

A implementação da agenda aprovada durante a Conferência Habitat II em 1996 será analisada, em preparação para a Conferência Habitat III, que ocorrerá em 2016 e elaborará a nova agenda mundial sobre infra-estrutura e desenvolvimento urbano sustentável. Essa será a oportunidade para dar um salto qualitativo nas relações entre as Nações Unidas e os governos locais e consolidar o papel de interlocução de autoridades locais e regionais.

Outra pauta de discussão é a Agenda Pós-2015, que deve substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O objetivo é fortalecer o diálogo entre a comunidade internacional e os líderes locais e regionais e garantir que tal agenda integre as prioridades dos governos locais.

Para acompanhar o evento online, acesse o site 


Notícias relacionadas